Este estudo investiga as Tertúlias Literárias Dialógicas (TLDs) na Educação Infantil, parte das Atuações Educativas de Êxito (AEEs) validadas pelo projeto INCLUD-ED, que visam promover a coesão social e superar o fracasso escolar. Realizada em uma escola de tempo integral no interior de São Paulo, a pesquisa adotou a Metodologia Comunicativa para coletar dados por meio de grupos de discussão e entrevistas estruturadas, analisados e categorizados em dimensões excludentes e transformadoras. Os resultados mostraram que, apesar das dificuldades iniciais na implementação e na participação familiar, houve um aumento significativo na participação das crianças e familiares, melhorias no desenvolvimento linguístico e cognitivo e um ambiente de aprendizado mais colaborativo. As TLDs demonstraram eficácia em estimular a expressão oral, escuta ativa e pensamento crítico, além de fortalecer a coesão social e o engajamento na aprendizagem. Conclui-se que as TLDs são uma prática educativa transformadora, promovendo uma educação inclusiva e equitativa. Recomenda-se a continuidade de pesquisas para explorar o impacto das Tertúlias Dialógicas em diferentes contextos e faixas etárias, bem como outras variantes dessa metodologia, como a Tertúlia Musical Dialógica.