Neste painel, reúnem-se três artigos voltados para a discussão acerca das interfaces entre o campo da Didática e alguns aspectos da formação docente, tanto inicial como continuada. Tem-se como objetivo explicitar como a Didática, além de compor o currículo da formação inicial, reúne conhecimentos que transversalizam e extrapolam tal etapa em articulação com outras áreas do conhecimento ou componentes curriculares, a exemplo da Psicologia do Desenvolvimento e do Estágio Supervisionado. A abordagem teórica e metodológica que fundamenta o conjunto desses trabalhos se vincula às perspectivas críticas, qualitativas e de cunho etnometodológico. Assim, o primeiro trabalho discorre sobre os objetos de interesse e objetivos da Didática e Psicologia da Educação, como áreas científicas e componentes de ensino que integram o currículo dos cursos de formação inicial e permanente de professores, buscando contribuir para a discussão crítica sobre a concepção de disciplina-ponte e correlatas. O segundo trabalho desenvolve um estudo com objetivo de compreender e problematizar a reconstrução do projeto político pedagógico na educação básica, com vistas a estabelecer uma relação entre docência e didática, matriz curricular e construção do projeto político pedagógico como espaços coletivos de identidades e itinerâncias de pertencimentos, que definem as funções sociais da escola. O terceiro trabalho aborda as relações entre o campo da didática crítica e o estágio curricular em docência, a partir de um projeto desenvolvido no âmbito de uma universidade pública, sustentando que tal relação possibilita uma formação docente crítico-reflexiva.