O objetivo deste texto é apresentar o Círculo de leitura literária Carolina Maria de Jesus, projeto de curricularização da extensão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC), cujo objetivo é ler e discutir coletivamente obras literárias com temática e autoria de pessoas negras, LGB+, mulheridades, indígenas e PCD. Trata-se de projeto que visa fomentar leitura literária de docentes em formação inicial, seguindo o modelo freireano de círculo de cultura e os estudos de Cosson (2020, 2021) e Bajour (2012), a partir da percepção da lacuna na formação de docentes como leitores(as) de literatura, nas licenciaturas em geral, e no curso de Pedagogia em específico (Amarilha, 2021). Pressupomos que tal dispositivo pode auxiliar a ampliar os saberes docentes, em específico , ampliando os saberes estético-literários, com foco em grupos invisibilizados pelo cânone nacional (Dalcastagnè, 2012). Utilizaremos como dados o projeto aprovado pelo edital 15 (PREX/UFC) que caracteriza o dispositivo, e dados oriundos de questionário elaborado para seleção de vinte componentes internos e externos à instituição. Como resultados, percebe-se o poder formativo da leitura e discussão coletiva de obras literárias, fomentando interpretações múltiplas e um repertório que pode auxiliar docentes em formação inicial a se posicionarem em momentos de escolhas de acervos, autores e obras em exercício de mediação de leitura literária.