Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

O CÍRCULO DE LEITURA LITERÁRIA CAROLINA MARIA DE JESUS COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 115958
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 1082
    "titulo" => "O CÍRCULO DE LEITURA LITERÁRIA CAROLINA MARIA DE JESUS COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O objetivo deste texto é apresentar o Círculo de leitura literária Carolina Maria de Jesus, projeto de curricularização da extensão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC), cujo objetivo é ler e discutir coletivamente obras literárias com temática e autoria de pessoas negras, LGB+, mulheridades, indígenas e PCD. Trata-se de projeto que visa fomentar leitura literária de docentes em formação inicial, seguindo o modelo freireano de círculo de cultura e os estudos de Cosson (2020, 2021) e Bajour (2012), a partir da percepção da lacuna na formação de docentes como leitores(as) de literatura, nas licenciaturas em geral, e no curso de Pedagogia em específico (Amarilha, 2021). Pressupomos que tal dispositivo pode auxiliar a ampliar os saberes docentes, em específico , ampliando os saberes estético-literários, com foco em grupos invisibilizados pelo cânone nacional (Dalcastagnè, 2012). Utilizaremos como dados o projeto aprovado pelo edital 15 (PREX/UFC) que caracteriza o dispositivo, e dados oriundos de questionário elaborado para seleção de vinte componentes internos e externos à instituição. Como resultados, percebe-se o poder formativo da leitura e discussão coletiva de obras literárias, fomentando interpretações múltiplas e um repertório que pode auxiliar docentes em formação inicial a se posicionarem em momentos de escolhas de acervos, autores e obras em exercício de mediação de leitura literária."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1082_TB27_09102024105228.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NARA CAMILO MELO"
    "autor_nome_curto" => "NARA"
    "autor_email" => "nara.cmelo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 115958
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 1082
    "titulo" => "O CÍRCULO DE LEITURA LITERÁRIA CAROLINA MARIA DE JESUS COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O objetivo deste texto é apresentar o Círculo de leitura literária Carolina Maria de Jesus, projeto de curricularização da extensão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC), cujo objetivo é ler e discutir coletivamente obras literárias com temática e autoria de pessoas negras, LGB+, mulheridades, indígenas e PCD. Trata-se de projeto que visa fomentar leitura literária de docentes em formação inicial, seguindo o modelo freireano de círculo de cultura e os estudos de Cosson (2020, 2021) e Bajour (2012), a partir da percepção da lacuna na formação de docentes como leitores(as) de literatura, nas licenciaturas em geral, e no curso de Pedagogia em específico (Amarilha, 2021). Pressupomos que tal dispositivo pode auxiliar a ampliar os saberes docentes, em específico , ampliando os saberes estético-literários, com foco em grupos invisibilizados pelo cânone nacional (Dalcastagnè, 2012). Utilizaremos como dados o projeto aprovado pelo edital 15 (PREX/UFC) que caracteriza o dispositivo, e dados oriundos de questionário elaborado para seleção de vinte componentes internos e externos à instituição. Como resultados, percebe-se o poder formativo da leitura e discussão coletiva de obras literárias, fomentando interpretações múltiplas e um repertório que pode auxiliar docentes em formação inicial a se posicionarem em momentos de escolhas de acervos, autores e obras em exercício de mediação de leitura literária."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1082_TB27_09102024105228.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NARA CAMILO MELO"
    "autor_nome_curto" => "NARA"
    "autor_email" => "nara.cmelo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar o Círculo de leitura literária Carolina Maria de Jesus, projeto de curricularização da extensão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC), cujo objetivo é ler e discutir coletivamente obras literárias com temática e autoria de pessoas negras, LGB+, mulheridades, indígenas e PCD. Trata-se de projeto que visa fomentar leitura literária de docentes em formação inicial, seguindo o modelo freireano de círculo de cultura e os estudos de Cosson (2020, 2021) e Bajour (2012), a partir da percepção da lacuna na formação de docentes como leitores(as) de literatura, nas licenciaturas em geral, e no curso de Pedagogia em específico (Amarilha, 2021). Pressupomos que tal dispositivo pode auxiliar a ampliar os saberes docentes, em específico , ampliando os saberes estético-literários, com foco em grupos invisibilizados pelo cânone nacional (Dalcastagnè, 2012). Utilizaremos como dados o projeto aprovado pelo edital 15 (PREX/UFC) que caracteriza o dispositivo, e dados oriundos de questionário elaborado para seleção de vinte componentes internos e externos à instituição. Como resultados, percebe-se o poder formativo da leitura e discussão coletiva de obras literárias, fomentando interpretações múltiplas e um repertório que pode auxiliar docentes em formação inicial a se posicionarem em momentos de escolhas de acervos, autores e obras em exercício de mediação de leitura literária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.