Atualmente, vivemos no Brasil um cenário de mudanças educacionais impulsionadas pelas reformas do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No seu conjunto, essas mudanças têm gerado acalorados debates na sociedade, mostrando as contradições de projetos educacionais em disputa. O objetivo desse trabalho é analisar as competências referentes ao ensino de Química presentes na Matriz de Referência do ENEM e na BNCC, indagando pelas suas aproximações e distanciamentos. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa qualitativa e documental, utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD). A análise revelou que o ENEM e a BNCC convergem no sentido de um ensino tecnicista e utilitário, que prioriza a aplicação prática da ciência e tecnologia, além de não favorecer a discussão sobre as inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Concluímos que, embora ambos os documentos valorizem a aplicação prática do conhecimento, a falta de uma abordagem crítica pode limitar o desenvolvimento de um pensamento crítico e a compreensão das implicações sociais e ambientais da ciência. O estudo sugere a necessidade de aprofundamento de estudos que discutam as relações entre currículo e avaliação, bem como a valorização de uma educação científica mais integrada e crítica.