Este trabalho destaca a importância da memória, do cotidiano, da genealogia e do cinema na formação docente, através de projetos ligados ao PROBEX e ao PROLICEN, realizados em três municípios da Paraíba, reunindo semanalmente licenciandas(os) de diferentes Cursos da UFPB e dialogando com textos de Ginzburg (2006) e De Certeau (1996), entre outros. Os dois projetos ligados ao PROLICEN promovem a leitura de autobiografias de sujeitos comuns da Paraíba e atividades com professores de uma escola estadual de João Pessoa/PB, e o projeto vinculado ao PROBEX atua no Congo/PB e Juripiranga/PB, envolvendo pesquisas genealógicas e estudos da linguagem do cinema. Visando à formação crítica e reflexiva de futuras(os) educadoras(es); desenvolvemos ações de pesquisa, ensino e extensão para a construção de árvores genealógicas, produção de narrativas fílmicas familiares e escrita de narrativas docentes, conectando história pessoal com trajetórias profissionais. Os projetos resultam em enriquecimento pessoal e acadêmico discente, através da análise das produções escritas, promovendo o reconhecimento aprofundado de trajetórias educacionais individuais e coletivas. Conclui-se que abordar autobiografias, roteirizar a vida familiar, estudar genealogia e construir árvores genealógicas são meios eficazes para compreender o cotidiano, a memória, o cinema e a educação, destacando a importância da subjetividade e a necessidade de práticas educativas mais sensíveis e inclusivas.