DOCÊNCIAS EM CONSTRUÇÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116341 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 583 "inscrito_id" => 778 "titulo" => "DOCÊNCIAS EM CONSTRUÇÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este painel reúne três análises focadas em propostas inovadoras e emergentes na formação de professores. A pesquisa “Docência e Inovação: um estudo de caso sobre a formação dos professores do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa” analisa as inovações didáticas dos professores de matemática no Programa de Educação Integral da SEEDUC-RJ, revelando que, apesar das lacunas na formação inicial, práticas inovadoras, como o uso de tecnologias educacionais e projetos interdisciplinares, foram desenvolvidas. O artigo “Ampliando a atuação das residentes na escola: de observadoras da turma a nossas parceiras de trabalho” analisa experiência de formação de professores por meio do Programa de Residência Pedagógica – Pedagogia/UFRJ e o Colégio Pedro II, na perspectiva das professoras da escola. A convivência entre preceptoras, residentes e estudantes permitiu reflexões sobre mediação das aprendizagens e autonomia na dinamização das aulas, demonstrando a importância da imersão na escola para a formação docente. O artigo “Realidade Virtual e Docência: um relato de experiência de duas professoras formadoras do ensino superior” examina as potencialidades e limites da realidade virtual (RV) para a formação e trabalho docente na educação básica, utilizando os óculos de RV Meta Quest 2. Os resultados indicam que apesar das limitações de infraestrutura e necessidade de suporte técnico, a RV tem potencial para enriquecer o processo educativo, desde que acompanhada de políticas públicas que incluam formação e apoio técnico-pedagógico contínuo. Os estudos destacam a formação, contínua e contextualizada, para a construção de docências, por meio de experiências formativas na educação básica e no ensino superior." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID778_TB583_10102024053139.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA ANDRADE MAGALHÃES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "priscilaapri@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116341 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 583 "inscrito_id" => 778 "titulo" => "DOCÊNCIAS EM CONSTRUÇÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este painel reúne três análises focadas em propostas inovadoras e emergentes na formação de professores. A pesquisa “Docência e Inovação: um estudo de caso sobre a formação dos professores do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa” analisa as inovações didáticas dos professores de matemática no Programa de Educação Integral da SEEDUC-RJ, revelando que, apesar das lacunas na formação inicial, práticas inovadoras, como o uso de tecnologias educacionais e projetos interdisciplinares, foram desenvolvidas. O artigo “Ampliando a atuação das residentes na escola: de observadoras da turma a nossas parceiras de trabalho” analisa experiência de formação de professores por meio do Programa de Residência Pedagógica – Pedagogia/UFRJ e o Colégio Pedro II, na perspectiva das professoras da escola. A convivência entre preceptoras, residentes e estudantes permitiu reflexões sobre mediação das aprendizagens e autonomia na dinamização das aulas, demonstrando a importância da imersão na escola para a formação docente. O artigo “Realidade Virtual e Docência: um relato de experiência de duas professoras formadoras do ensino superior” examina as potencialidades e limites da realidade virtual (RV) para a formação e trabalho docente na educação básica, utilizando os óculos de RV Meta Quest 2. Os resultados indicam que apesar das limitações de infraestrutura e necessidade de suporte técnico, a RV tem potencial para enriquecer o processo educativo, desde que acompanhada de políticas públicas que incluam formação e apoio técnico-pedagógico contínuo. Os estudos destacam a formação, contínua e contextualizada, para a construção de docências, por meio de experiências formativas na educação básica e no ensino superior." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID778_TB583_10102024053139.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA ANDRADE MAGALHÃES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "priscilaapri@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }