EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA, SABERES DOCENTES E PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO: AS POTENCIALIDADES DESSA CORRELAÇÃO EM PESQUISAS DA ÁREA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116158 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 1613 "titulo" => "EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA, SABERES DOCENTES E PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO: AS POTENCIALIDADES DESSA CORRELAÇÃO EM PESQUISAS DA ÁREA" "resumo" => "O presente painel propõe-se a reunir pesquisas em favor da legitimação dos saberes produzidos e mobilizados pelos professores em diferentes contextos com enfoque para o protagonismo docente visando o fortalecimento do movimento de profissionalização do ensino e o reconhecimento da prática como campo de investigação e reflexão. Tal proposição norteou os três trabalhos propostos, fundamentados em autores da vertente da epistemologia da prática e do campo da profissionalização do ensino, por meio de estudos exploratórios descritivos, Neste sentido, o primeiro trabalho aborda os Mestrados Profissionais em Educação de quatro instituições do Estado de São Paulo, sob a ótica de seus participantes buscando compreender as potencialidades formativas desses programas para o fortalecimento do processo de profissionalização do ensino; o segundo investiga a prática profissional e os saberes docentes das professoras de educação infantil na pandemia e o terceiro analisa a compreensão dos professores sobre a avaliação da aprendizagem abordada no processo de formação inicial e os saberes resultantes desse processo na atuação profissional. Os resultados apontam para a valorização dos professores como protagonistas de seu saber-fazer e mobilizadores de saberes; a importância da articulação entre conhecimento acadêmico e conhecimento profissional; a valorização da formação do professor pesquisador da própria prática; a ressignificação da prática, resultando em partilha e empatia, configurando-se como uma nova identidade profissional para a categoria docente e, portanto, o fortalecimento do movimento de profissionalização docente." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID1613_TB327_28062024085005.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA REGINA ONOFRE" "autor_nome_curto" => "Márcia Regina O" "autor_email" => "marciaonofre@ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116158 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 1613 "titulo" => "EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA, SABERES DOCENTES E PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO: AS POTENCIALIDADES DESSA CORRELAÇÃO EM PESQUISAS DA ÁREA" "resumo" => "O presente painel propõe-se a reunir pesquisas em favor da legitimação dos saberes produzidos e mobilizados pelos professores em diferentes contextos com enfoque para o protagonismo docente visando o fortalecimento do movimento de profissionalização do ensino e o reconhecimento da prática como campo de investigação e reflexão. Tal proposição norteou os três trabalhos propostos, fundamentados em autores da vertente da epistemologia da prática e do campo da profissionalização do ensino, por meio de estudos exploratórios descritivos, Neste sentido, o primeiro trabalho aborda os Mestrados Profissionais em Educação de quatro instituições do Estado de São Paulo, sob a ótica de seus participantes buscando compreender as potencialidades formativas desses programas para o fortalecimento do processo de profissionalização do ensino; o segundo investiga a prática profissional e os saberes docentes das professoras de educação infantil na pandemia e o terceiro analisa a compreensão dos professores sobre a avaliação da aprendizagem abordada no processo de formação inicial e os saberes resultantes desse processo na atuação profissional. Os resultados apontam para a valorização dos professores como protagonistas de seu saber-fazer e mobilizadores de saberes; a importância da articulação entre conhecimento acadêmico e conhecimento profissional; a valorização da formação do professor pesquisador da própria prática; a ressignificação da prática, resultando em partilha e empatia, configurando-se como uma nova identidade profissional para a categoria docente e, portanto, o fortalecimento do movimento de profissionalização docente." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID1613_TB327_28062024085005.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA REGINA ONOFRE" "autor_nome_curto" => "Márcia Regina O" "autor_email" => "marciaonofre@ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }