O presente trabalho discute a formação conceitual de polígonos sob a teoria histórico-cultural e a teoria do ensino desenvolvimental, pontuando que a produção de conhecimento e a formação de conceitos no contexto atual tem se constituído um dos grandes desafios assumidos pelas pesquisas acadêmicas. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é potencializar a formação do conceito de polígonos entre os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental por meio de uma organização de ensino que impulsione o desenvolvimento dos alunos. Para isso buscou-se a pesquisa bibliográfica e a realização do experimento didático-formativo para pesquisar os procedimentos didáticos que promovem a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. O trabalho envolveu estudantes de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, em Iporá-GO. Evidencia-se o enfoque nas relações reais entre os estudantes, com uma organização de ensino voltada para o desenvolvimento integral, com estudos orientados na didática desenvolvimental e a formação de conceitos. Portanto, a partir desta perspectiva alcançamos resultados satisfatórios, em que os estudantes participaram de forma ativa na construção do conceito de polígonos, mostrando indícios de desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como a atenção, percepção, memória, comunicação e cooperação.