A instituição da Educação Física enquanto disciplina escolar é constituída por narrativas e tradições ao longo da história, voltadas à valorização e reconhecimento. Partindo do movimento higienista ao pós-moderno, a Educação Física Escolar (EFE) denota a persecução do reconhecimento de legitimidade no contexto educacional brasileiro. Este painel traz reflexões sobre aspectos relativos às representações sociais, à formação profissional e aos conflitos no campo do currículo, tendo como pano de fundo a legitimidade da EFE. A primeira pesquisa, com enfoque em estudos das Representações Sociais e sua relação com a legitimidade em Weber, mediante revisão narrativa da literatura evidenciou que o discurso legitimador da EFE se ampara na representação vinculada ao ensino e aprendizagem de Esporte majoritariamente vinculado às relações sociais construídas historicamente baseadas em tradições. Na segunda pesquisa, de natureza interpretativa, as reflexões sobre o entrelaçamento de elementos legitimadores da EFE com a didática e os Saberes profissionais, a partir de relatos de egressos da Educação Básica, deixam entender que o campo necessita aperfeiçoar a diversificação, sistematização e tratamento pedagógico dos conteúdos de ensino. A terceira pesquisa, um ensaio com amparo na literatura, argumenta sobre como a concorrência entre abordagens pedagógicas e o enfrentamento do ímpeto do Estado em promover políticas de responsabilização focadas em resultados condicionam a legitimação da EFE. Em síntese, os conhecimentos socializados nestas pesquisas permitem refletir e debater distintos elementos relacionados à legitimidade da EFE que, por sua vez, ampliam o cabedal teórico sobre uma temática emergente há anos na área, porém ainda urgente na contemporaneidade.