O painel intitulado "Cultura Digital, Inovação e Formação de Professores: Experiências na Educação Básica e Superior" reúne três estudos que exploram empiricamente o papel da tecnologia e da cultura digital na formação inicial e continuada de professores, na contemporaneidade, visando uma aprendizagem mais inovadora. O primeiro trabalho, “Cultura Digital, Inovação Pedagógica e Formação Continuada de Professores: O Caso de uma Rede de Educação Básica", aborda a importância da formação continuada de professores em tecnologias educacionais; o estudo revela desafios e perspectivas na implementação da Política Nacional de Educação Digital, enfatizando a necessidade de capacitação para promover uma cultura digital efetiva e práticas inovadoras no processo educativo. O segundo trabalho, "IA Generativa em Práticas Pedagógicas Educacionais: Reflexões na Pós-graduação", apresenta uma análise inovadora sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior. O estudo investiga como a IA pode promover autonomia e colaboração entre estudantes, explorando as potencialidades da IA generativa na educação e produção científica. Por fim, o trabalho "Internacionalização no Ensino Superior: a Pandemia como Impulsionadora da Mobilidade Virtual", discute como a pandemia de Covid-19 acelerou a adoção de modalidades virtuais de mobilidade acadêmica, destacando benefícios como enriquecimento curricular e desenvolvimento de habilidades interculturais por meio de experiências internacionais acessíveis virtualmente. Este painel oferece uma visão abrangente das transformações atuais na educação superior e básica, destacando como a tecnologia e a cultura digital estão moldando novas práticas pedagógicas e experiências educacionais enriquecedoras para estudantes e professores.