O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação docente de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Acre (Ufac). O subprojeto foi desenvolvido no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2024 em duas escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal e uma escola da rede pública estadual de Rio Branco-Acre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou os percursos formativos vivenciados pelos residentes registrados em diferentes momentos da realização do subprojeto. Por meio do Programa, os residentes tiveram a oportunidade de se aprofundar no contexto das comunidades escolares, conhecendo as principais dificuldades encontradas na sala de aula, bem como terem a possibilidade de analisar e refazer suas práticas pedagógicas. O programa contribuiu para a formação dos futuros professores e para as instituições escolares, pois permitiu à socialização profissional e às aprendizagens dela decorrentes, contribuiu para melhorar a qualidade dos espaços formativos, a vivência do trabalho educativo em sua totalidade, o envolvimento pessoal e profissional com as preceptoras, a prática da pesquisa como atividade que articula teoria e prática, produzindo intervenções nos campos de estágio profissional mais criativas e contextualizadas, entre outros aspectos.