Este painel não somente aborda reflexões quanto à diversidade de alunos com necessidades educacionais específicas nas escolas regulares, como também inclui uma análise crítica sobre legislações específicas a respeito deste tema. O primeiro artigo, “Projetos de inclusão socioeducacional de surdos – perspectivas contextuais de mães”, traz resultados de uma pesquisa abordando dois projetos para inclusão de surdos, “Libras na Arte” e “Libras: caminhos que não param”, utilizando entrevista semiestruturada com onze mães de alunos entre surdos e ouvintes participantes dos projetos. O segundo, “O impacto do clube juvenil de Libras na inclusão de surdos no ambiente escolar”, apresenta os resultados de uma pesquisa sobre como a comunidade escolar considerou os efeitos da participação dos alunos ouvintes e surdos em uma disciplina incluída no Programa de Ensino Integral – PEI, denominada “Clube Juvenil de Libras”, sob a visão de inclusão socioeducacional. O terceiro, “Políticas públicas e as garantias educacionais das crianças com transtorno do espectro autista -TEA”, apresenta uma pesquisa documental de legislações que abordam a inclusão socioeducacional de pessoas com necessidades educacionais específicas, como TEA, na escola e no atendimento especializado, contendo uma análise crítica sobre a responsabilidade das políticas públicas e educacionais, na garantia de que esses indivíduos possam se desenvolver apoiados em serviços educacionais adequados, assegurando-lhes uma vida de qualidade. Os três artigos apresentam exemplos de ações para promoção de inclusão socioeducacional, com foco na surdez e no TEA além de políticas educacionais, ainda, carentes para promoverem oportunidades reais de inclusão na escola e em ambientes sociais diversificados.