O painel articula três pesquisas distintas sobre indução profissional docente, que têm em comum a perspectiva da pesquisa-formação inscrita no âmbito da narrativa. Os professores em início de carreira são os sujeitos envolvidos nas tramas investigativas, que têm como campos privilegiados de análise estratégias de superação dos desafios característicos dessa etapa profissional. A proposta do painel consiste em favorecer o debate em torno de outros modos de construção de conhecimento profissional docente que considerem as experiências dos sujeitos e suas memórias. A primeira pesquisa problematiza os sentimentos, as dificuldades e os desafios que atravessam os professores nos primeiros anos de sua carreira a partir das narrativas de docentes iniciantes. A segunda, se volta para os afetamentos na docência pela pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2, conforme narrados também por professores iniciantes. A terceira discute como a pesquisa entre pares pode favorecer a indução docente, tendo como referência os depoimentos de professores iniciantes participantes desse tipo de pesquisa. Os resultados dessas três investigações suscitam o debate sobre a construção de espaços-tempo para que professores iniciantes se reúnam para a investigação de suas próprias práticas e que na partilha de suas narrativas possam juntos construir estratégias de enfrentamento das dificuldades características do início da carreira docente. Defende-se a indução articulada ao contexto de atuação, com ênfase em um trabalho colaborativo e comprometida com o contínuo constitutivo do desenvolvimento profissional docente, no sentido de não se constituir como um mecanismo episódico de adaptação do docente à carreira sem que as condições objetivas de trabalho.