RESUMO O painel tem como objetivo discutir a formação de professores/as e a auto-organização de estudantes em escolas do Campo na educação básica. Aborda diferentes perspectivas de pesquisa no eixo temático “Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadores/as”. As discussões focam nas contribuições da formação continuada para a prática pedagógica e nos processos formativos que promovem a auto-organização dos/as estudantes. A pesquisa utiliza metodologias qualitativas, como narrativas e pesquisa colaborativa, baseando-se nos Ateliês Biográficos (Delory-Momberger, 2006) e Sessões Reflexivas (Ibiapina, 2008) com professores/as e estudantes. Os aportes teóricos incluem Tardif (2014), Nóvoa (1992), Vieira e Côco (2017), Silva e Coelho (2023), Silva e Pasuch (2010), Martins (2020), Caldart (2004, 2023), Freire (1996), Krupskaya (2017) e Pistrak (2018). As análises evidenciam a necessidade de que as formações continuadas dialoguem com os projetos de vida dos/as professores/as e as especificidades das escolas do 1º ao 5º ano, respeitando os saberes docentes. A formação continuada para a Educação Infantil do Campo contribui para o trabalho docente ao possibilitar reflexões e práticas contextualizadas. Quanto à auto-organização, a investigação mostrou que a prática educativa desenvolvida na escola em estudo promove uma educação comprometida com a formação crítica, autonomia, trabalho coletivo e auto-organização dos/as estudantes do Campo. Palavras-chave: Educação do Campo, Formação Docente, Formação Continuada, Auto-organização.