O presente texto apresenta uma revisão sistemática de sete pesquisas da área da educação disponíveis na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com recorte temporal de 2014 a 2024. A pesquisa objetivou identificar as principais contribuições e tendências na produção acadêmica, por meio da realização do estado do conhecimento de pesquisas que versam sobre gênero e racismo. A metodologia adota a abordagem qualitativa e o levantamento bibliográfico, por meio do estado do conhecimento (Morosini; Fernandes, 2014; Romanowski; Ens, 2006). A análise das produções relativas a gênero e racismo evidenciam desigualdades em diferentes espaços de educação e a importância da pesquisa como ferramenta de transformação social no enfrentamento das barreiras estruturais que se apresentam e dificultam o exercício da educação inclusiva. Nos sete trabalhos, os(as) pesquisadores(as) buscam a realidade dos estudantes participantes das pesquisas por meio da escuta, rompendo com um significativo pilar da estrutura excludente, o silenciamento, e potencializam as práticas nos contextos inseridos com base em autores da educação crítica, identidade, cultura, gênero, racismo, decolonialidade e interseccionalidade.