Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS NEGROS DO ENSINO MÉDIO SOBRE “SER NEGRO”

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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Vivemos em uma sociedade historicamente marcada pela escravidão. Todos temos heranças do período da escravidão, sejam elas positivas, como os privilégios da branquitude, ou negativas, como o racismo enraizado no nosso cotidiano. A Escola, durante muito tempo e ainda hoje tem privilegiado a socialização da cultura europeia em detrimento das demais culturas, contribuindo para a reprodução do racismo e inferiorização da cultura negra. Os problemas sociais se fazem presentes também nas escolas, enquanto um espaço de socialização, motivo pelo qual o racismo também se manifesta nesses espaços. As representações sociais antecedem o comportamento tendo a sua origem no senso comum. Identificá-las e analisá-las pode ser o ponto de partida para compreender os pensamentos e ações de grupos sociais. Sendo assim surge o seguinte questionamento: Quais as representações que os estudantes de ensino médio possuem sobre “ser negro”? Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar as representações sociais de 146 estudantes negros do ensino médio sobre a condição de “ser negro”. A pesquisa apresenta caráter quantitativo, pois foram realizadas análise de frequência e análise prototípica de dados recolhidos mediante a técnica de evocação livre de palavras, a fim de identificar o possível núcleo central das representações. Como resultado deste estudo, foi identificada a probabilidade do racismo constituir o elemento central dessas representações.

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