Este Painel discute possibilidades de compreensão do campo da Didática e suas reverberações em processos formativos de professores e professoras, bem como na práxis docente. Para tanto, traz análises de duas categorias freireanas – reconhecimento e boniteza – e a sistematização de uma investigação didático-pedagógica de cunho extensionista com adolescentes em conflito com a lei. As pesquisas possuem como fundamentação teórica nuclear Freire e autores da área da Pedagogia e da Didática, como Saviani, Pimenta e Libâneo. O primeiro trabalho, vinculado a uma universidade comunitária e à área de formação de professores(as), caracteriza-se como um aprofundamento de caráter teórico conceitual da categoria do reconhecimento do sujeito, identificando-a como estrutural para todo o sistema teórico de Freire e para o que o texto denomina: Didática freireana. O segundo trabalho, desenvolvido em uma universidade pública, buscou evidenciar alguns aspectos do pensamento freireano vistos como indutores da construção de uma Didática crítica a favor da boniteza da prática docente na Educação Superior. O terceiro trabalho relata e discute uma experiência extensionista realizada com estudantes de um curso de Pedagogia de uma universidade pública e com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em um Centro de Semiliberdade. Ao reunir tais perspectivas, o painel tem por objetivo contribuir com saberes da Didática, para a formação e o desenvolvimento profissional de professores e professoras, em todas as etapas da Educação Básica e na Educação Superior.