Este painel apresenta a síntese de três potentes pesquisas no campo didático. A primeira, que resulta de uma tese de doutorado versa sobre a relação Didática e Neurociência na formação docente. Parte de uma pesquisa bibliográfica realizada no Portal Oásis, pela qual os autores ou autoras apresentam o número total de trabalhos, contrastando-os com os trabalhos publicados nos últimos dez anos, relacionando didática, neurociência e formação docente. Como resultado, observa-se um aumento de interesse na inter-relação entre didática e neurociências, porém com poucas produções na área didática. A segunda pesquisa, colaborativa, foi desenvolvida na educação básica, em Québec, Canadá. O autor ou autora, desenvolveu pesquisa com professores formadores na área das ciências sociais, cujo objetivo foi o de conceber uma ferramenta didática inovadora para o ensino de ciências humanas no 3º ano do ensino fundamental. A pesquisa demonstrou sua importância e potencial inovador quanto a concepção conjunta da ferramenta didática, também quanto a sua experimentação em sala de aula e difusão. A terceira pesquisa trata do tema pesquisa-formação na cibercultura, elegendo como principal dispositivo de pesquisa os diários online. O tema é em si inovador, principalmente no que tanque à metodologia da pesquisa-formação, em seu formato dialógico e transformador, como também os dispositivos utilizados que entornam o cotidiano dos participantes, incluindo a cibercultura. Com uso de imagens paradas e em movimento, o autor/autora experimentam e comprovam o quanto as narrativas (imagéticas e escritas) desenvolvidas nos diários online, têm o poder de transformar as realidades vividas pelos praticantes culturais.