Este trabalho versa sobre os impactos do racismo estrutural no processo de construção social da escrita em escolares do ensino fundamental (anos finais) da comunidade quilombola de Pau D’arco, Arapiraca - AL. O objetivo é analisar fatores limitantes para uma educação socialmente justa para escolares da comunidade, especificamente, com o ensino do componente curricular Educação Física. Para a reflexão crítica, utiliza-se os pressupostos teóricos-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico Cultural e Abordagem Crítico-Superadora. A pesquisa é de abordagem qualitativa com procedimentos metodológicos de observação participante, já que essa é realizada em sala de aula com acompanhamento de 37 escolares (desde o 6º ano do ensino fundamental, em 2023) da Escola Professor Luiz Alberto de Melo (EPLAM). A priori, constata-se como limitantes para a não-apropriação da escrita enquanto elemento humanizador dos sujeitos - i. fatores sócio-históricos da população negra alagoana que ainda refletem nos índices de alfabetização; ii. descontinuidade e instabilidade dos profissionais da educação no município de Arapiraca-AL que impedem uma prática pedagógica contínua, coletiva e revolucionária considerando as características sócio-históricas da comunidade.