Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

LIMITES PARA UMA EDUCAÇÃO SOCIALMENTE JUSTA EM ARAPIRACA - AL: REALIDADE QUILOMBOLA DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ALBERTO DE MELO

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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho versa sobre os impactos do racismo estrutural no processo de construção social da escrita em escolares do ensino fundamental (anos finais) da comunidade quilombola de Pau D’arco, Arapiraca - AL. O objetivo é analisar fatores limitantes para uma educação socialmente justa para escolares da comunidade, especificamente, com o ensino do componente curricular Educação Física. Para a reflexão crítica, utiliza-se os pressupostos teóricos-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico Cultural e Abordagem Crítico-Superadora. A pesquisa é de abordagem qualitativa com procedimentos metodológicos de observação participante, já que essa é realizada em sala de aula com acompanhamento de 37 escolares (desde o 6º ano do ensino fundamental, em 2023) da Escola Professor Luiz Alberto de Melo (EPLAM). A priori, constata-se como limitantes para a não-apropriação da escrita enquanto elemento humanizador dos sujeitos - i. fatores sócio-históricos da população negra alagoana que ainda refletem nos índices de alfabetização; ii. descontinuidade e instabilidade dos profissionais da educação no município de Arapiraca-AL que impedem uma prática pedagógica contínua, coletiva e revolucionária considerando as características sócio-históricas da comunidade.

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