O currículo escolar tem se tornado foco de pesquisa por ser identificado como um instrumento necessário e fundamental para a transmissão de valores culturais e sociais de geração para geração, contribuindo para a formação integral dos indivíduos. Nesse sentido, a dinâmica existente entre o currículo prescrito e o que é vivenciado em sala de aula é um fator que merece reconhecimento por possibilitar uma análise de como os objetivos educacionais são alcançados. Partindo desse pressuposto, o artigo possui como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, diferentes abordagens dos teóricos sobre a relação entre o currículo prescrito e o currículo em ação, destacando os principais aspectos dessa transição, fornecendo subsídios para reflexão e análise crítica. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão de literatura de natureza qualitativa, apresentando discussões subsidiadas em autores que tratam questões sobre o currículo escolar, como: Almeida e Roldão (2018), Apple (2006), Freire (2011), Pacheco (2005) e Sacristán (2000). Após a análise dos materiais, infere-se que há possíveis discrepâncias entre o currículo prescrito e o praticado, visto que sua implementação prática está sucetível a adaptações para atender à diversidade e às necessidades dos alunos.