Este trabalho tem por objetivo compreender as representações sociais/profissionais dos professores dos anos finais do ensino fundamental a respeito da prática docente em contexto de pandemia e pós-pandemia e suas implicações na reconstrução da identidade docente. Fundamenta-se nas teorias bourdieusiana e moscoviciana e em autores que se dedicam às políticas neoliberais e suas implicações na reconstrução da identidade docente e nas práticas pedagógicas. É uma pesquisa qualitativa que se estrutura em: 1º pesquisa bibliográfica; 2º aplicação de um questionário; 3º pesquisa documental, com notícias do Jornal A Tribuna/Santos, de forma a agregar conteúdo histórico; e 4º realização de entrevistas narrativas (em análise). Por meio da análise de conteúdo, privilegiaram-se duas dimensões: Representações Sociais/Profissionais dos Professores sobre as práticas em contexto de pandemia e pós-pandemia; e Representações Profissionais dos professores sobre a construção da identidade docente. Os resultados, ainda parciais, indicam que, em relação às práticas docentes, as representações sociais/representacionais: a) passam pelas vivências/experiências; b) carregam tensão, pelas práticas estabelecidas e as de inovação; e c) incluem estratégias de acolhimento, integração e inclusão. E, quanto à identidade docente, as representações sociais/profissionais: a) envolvem transações mais subjetivas, incluindo experiências efetivas de prática profissional e de formação; b) compreendem a complexidade do fenômeno identitário, desde a experiência enquanto alunos até do que é ser um profissional de ensino; e c) dão sentido à própria existência e à constituição/aquisição de identidades sociais/coletivas, ao desenvolver relações com o outro e com os diferentes outros que participam de sua formação.