O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões empírico, teórico e metodológicas oriundas de discussões de estudos sistematizados a partir em dois grupos de pesquisa do campo da Educação e de observações de campo feitas a partir de pesquisa de pós doutoramento ainda inconclusa. Em linhas gerais o trabalho resulta do esforço em apresentar uma proposta de reorientação cronologia e temática para estudo e ensino do chamado ‘período colonial’ no Brasil com o objetivo de descontruir as atuais e mais frequentes interpretações históricas que privilegiam as experiências do homem branco e colonizador em detrimento das vivencias de povos originários, africanos e afrodescendentes. A pesquisa, assim como os estudos bibliográficos, teve como principais referências autores latino americanos do campo da educação referenciados pelas discussões de Memória, Ensinos de História e da Decolonialidade entre outros. A pesquisa aponta para a necessidade de se construir novos referencias de memória, cronológicos e conceituais para o trato de temas como o colonialismo, resultando assim na construção de novas histórias e aportes didáticos efetivamente assentados e referenciados pelas experiências dos povos originários e afrodescendentes e suas leituras de mundo em terras panorâmicas. A pesquisa ainda sugere a importância de ser considerar as possibilidades de contribuição entre as perspectivas da decolonialidade e do contra colonialismo. Esta última como meta-sentido da primeira e aquela como uma efetiva e oportuna ferramenta de ação da segunda com vistas a contenção e eliminação do colonialismo.