Ao estudo interessam docentes que chamamos Geração REUNI (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), admitidos nas Instituições de Ensino Superior - IES federais por ocasião da expansão da educação pública. Trata-se de uma geração de docentes com características próprias de faixa etária e formação, que estão na fase de consolidação de saberes, entre 08 e 15 anos de docência - Hubermann (1992), Day (2001) Day e Gu (2012) Tardif (1991, 2002), Marcelo Garcia (1999), Arroyo (2014). A intenção é reconhecer as condições peculiares de trabalho e que possíveis impactos trazem à prática pedagógica em cinco Universidades e um Instituto Federal. Metodologicamente sustentamos o estudo na perspectiva dos casos múltiplos (André & Ludke, 1986; Abrahão, 2004), analisando o caso de seis IES participantes do estudo. Apresentamos o contexto geral da pesquisa e os dados preliminares de uma das Universidades, como exemplo. O desafio de constituir uma amostra sólida de respondentes está provocando novas questões. Serão realizadas entrevistas para ampliar as subjetividades presentes em seus percursos de vida profissional (Josso, 2004).