Este ensaio acadêmico, representa um recorte de uma pesquisa em andamento, que parte da premissa que a aprendizagem escolar tem como papel central o desenvolvimento integral do aluno, como sujeito da sua própria atividade e personalidade. Nesse ínterim, o foco assumido enquanto objeto de pesquisa está no modo como a aprendizagem desenvolvimental (razvivayushcheye obuchénie) é compreendida nas obras de Alexander Konstantinovich Dusavitskii (1928-2012) e a sua relação com o desenvolvimento da Personalidade como concebida pelo autor em parceria com outros membros do grupo de Kharkiv/Ucrânia, como parte do importante trabalho realizado no contexto soviético e, que deu envergadura para a edificação do sistema didático desenvolvimental Elkonin-Davidov-Repkin, um dos mais difundidos sistema, o único que se dedicou à elaboração de uma teoria pedagógica da Atividade de Estudo. O termo obutchénie tem sido objeto de estudos no Brasil e, atualmente conta com um grupo de pesquisadores dedicados à investigação do campo conceitual da obutchénie nas obras de Lídia I. Bozhovich, K. D. Ushinsky, K. N. Kornilov, P. P. Blonsky, A. N. Leontiev, L. S. Vigotski e L. V. Zankov. Os trabalhos desenvolvidos por esses pesquisadores e demais estudiosos têm demonstrado uma interpretação dos modos e condições de realização de um tipo de obutchénie que promova o desenvolvimento no contexto escolar, considerando suas particularidades histórico-político-econômico-culturais. Os avanços em relação às pesquisas sobre a obutchénie no Brasil têm sinalizado para um possível entendimento em relação à sua abordagem, além de aproximá-la dos referenciais soviéticos.