Este trabalho tem o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no Estágio de Docência do Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior. A experiência ocorreu no segundo semestre de 2023, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, na disciplina de Didática, no período noturno. O desenvolvimento do Estágio de docência foi baseado na abordagem qualitativa de pesquisa educacional, na perspectiva teórico-metodológico definido por Pimenta e Lima (2017), Lüdke e André (1986), sendo eleita a observação – “observador como participante” – como método de coleta de dados. A observação participante possibilita envolver ativamente o sujeito durante todo o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Para os registros das observações realizou-se anotações descritivas e reflexivas das atividades em sala e fotografias das produções de autoria dos discentes. Os resultados indicam a necessidade de processos formativos de professores/as para a atuação na educação superior no Brasil que articulem as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o Estágio de Docência supervisionado tem um potencial promissor, pois pode oportunizar a participação colaborativa do pós-graduando no planejamento pedagógico da disciplina, orientações, espaços e momentos de debates, análise e recondução do fazer pedagógico para alcançar a excelência da aprendizagem para atuação no magistério nas instituições de ensino superior articulando a formação ao futuro contexto de atuação profissional.