Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as principais políticas públicas voltadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva com reflexos e ações no Brasil, destacando as possibilidades inclusivas no contexto escolar na atualidade. Com relação à metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa na categoria de estudo bibliográfico e exploratório. Para isso, foi feita uma revisão e análise sistemática de fontes bibliográficas, tendo como base livros e artigos científicos sobre a temática. O estudo caracteriza as políticas públicas na condição de política social, apresenta definições a respeito da educação especial e inclusiva, bem como descreve algumas ações, leis, documentos e diretrizes que foram se delineando frente à educação especial ao longo dos anos. O estudo apontou os avanços em prol da educação inclusiva, no entanto, observou-se que existem, ainda, grandes desafios a serem enfrentados, como a urgente necessidade de um olhar verdadeiramente inclusivo para com a educação. Esses desafios devem partir do poder público em forma de ações práticas que favoreçam o melhor desenvolvimento de todos os educandos sob uma perspectiva inclusiva.