O objetivo desta pesquisa é analisar as mudanças e estabilidades nas abordagens pedagógicas usadas por professores de Biologia do Liceu do Ceará (1990-2017). Fundamentada em um paradigma qualitativo e inspiradas em pressupostos da pesquisa narrativa, busca-se compreender mudanças e estabilidades no currículo de Biologia a partir das narrativas de três professores aposentados e três de seus ex-alunos. Também foi utilizado a análise de documentos como diários de classe dos professores. A prática educativa desenvolvida no período analisado está condicionada a um movimento complexo, baseada na história pessoal dos docentes, na influência de políticas públicas que inseriram recursos didáticos nas escolas e de novos espaços pedagógicos como os laboratórios de Biologia. Ao longo do tempo, alguns dos professores foram tensionando suas próprias práticas de ensino, baseadas no excesso de aulas expositivas e de perspectivas acadêmicas. As novas abordagens, não foram desenvolvidas com abandono de práticas expositivas, o que implica em considerar que as inovações nesse contexto não são meras substituições de práticas.