O presente trabalho buscou abordar a importância da construção de mini-histórias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Inspirada nas Teorias da Reggio Emília, esse documento tem breves relatos, acompanhados de fotos, a fim de registrar o aprendizado das crianças, constituindo uma das fontes de avaliação da criança e da prática da professora, que sugere uma reflexão sobre suas ações diante da ação docente e do seu olhar para com a criança e suas singularidades. O estudo foi realizado durante o componente Estágio Supervisionado Obrigatório, do curso de Licenciatura em Pedagogia- UFRPE. Para fundamentar o trabalho, nos apoiamos nas ideias de Paulo Fochi (2019), Petry (2013) dentre outros. Esse relato de experiência envolveu observações em creches municipais da Rede de Recife e São Lourenço da Mata – PE, tendo como resultado a elaboração e compartilhamento de saberes Pedagógicos, construídos com as mini-histórias apurando nossa escuta ativa e nosso olhar para a prática docente-discente.