O presente trabalho traz os resultados de pesquisa que se propôs a investigar como professoras alfabetizadoras identificavam alunos com necessidades educacionais especiais na área de altas habilidades/superdotação e como estas professoras auxiliavam seus alunos no desenvolvimento pleno de suas habilidades. O estudo baseou-se na concepção de superdotação representada pela Teoria dos Três Anéis proposta por Joseph Renzzuli e no conceito de Inteligências Múltiplas proposto por Howard Gardner. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal, localizada na serra gaúcha, onde pode-se previamente observar um empenho governamental na formação de políticas públicas para atendimento educacional especializado a todos os alunos do ensino regular. A metodologia utilizada para o estudo foi estudo de caso, seguido de entrevista e análise de conteúdo. Foram utilizados questionários para a coleta de dados com as professoras, observações em período escolar e entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que as professoras possuem dificuldades de identificar os alunos com altas habilidades ou superdotação nas turmas de alfabetização e em virtude disso possuem dificuldades em auxiliá-los no pleno desenvolvimento de suas habilidades comprometendo a qualidade do ensino para estes educandos e o atendimento educacional especializado a eles planejado.