Este estudo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a Didática como elemento articulador nos cursos de formação de professores para o exercício de uma docência inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, natureza básica, explicativa, por meio da pesquisa bibliográfica e de campo (estando esta última ainda em processo de construção dos instrumentos de obtenção dos dados e será realizada com estudantes e professores dos cursos de licenciatura da UFRN e da UFC). Como trata-se de uma pesquisa em andamento, neste estudo será apresentado apenas a parte finalizada, qual seja, uma reflexão bibliográfica, realizada com o auxílio de autores como Candau (2012, 2018, 2020), Carvalho (2004), Mantoan (2006), dentre outros. Os resultados evidenciam que, a proposição de uma didática inclusiva nos cursos de formação de professores implica na busca de, por meio do objeto de estudo da Didática – o ensinar – , ampliar e problematizar conceitos e concepções como igualdade e diferença que, ao longo do tempo, contribuíram para naturalizar a invisibilidade de grupos socioculturais dentro da escola. Isto resulta em um sistema escolar que reforça a supremacia da monocultura e a busca pela homogeneidade. A Didática pode ainda, por meio do ensino, refletir e problematizar sobre a monocultura e o etnocentrismo presentificados no sistema educacional brasileiro. Algo que pode contribuir para a construção de uma escola de fato, inclusiva, ou seja, que contemple a todos.