O presente trabalho expõe as ações de ensino, pesquisa e extensão do projeto indissociável Ateliê dos Números. Este tem como objetivo apoiar a formação inicial, profissional e cidadã dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, permitindo a reflexão e a produção do conhecimento sobre a prática docente, especialmente, sobre a concepção, elaboração, utilização e avaliação de materiais didáticos (jogos físicos e digitais e materiais lúdico-manipulativos) que contemplem os campos de experiência da Educação Infantil e as habilidades da área da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, a abordagem metodológica empregada no projeto é de caráter qualitativo, a partir de pesquisa etnográfica, envolvendo a aproximação dos acadêmicos à realidade escolar; identificação, seleção, elaboração, utilização e avaliação de materiais didáticos. A elaboração dos materiais didáticos ocorre a partir da identificação dos temas geradores em atividades interdisciplinares dos componentes curriculares do curso e das demandas evidenciadas pelos participantes, a partir da análise da realidade, durante a realização das práticas e dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios em escolas de Educação Básica. Posteriormente, os materiais didáticos são catalogados em site e disponibilizados para empréstimo e utilização por meio do "Laboratório Didático de Ensino, Pesquisa e Extensão (LaDEPEx)". Finalmente, a realização da análise das ações desenvolvidas no Ateliê dos Números possibilita desenvolver investigações da e na escola a fim de contribuir para as investigações sobre as docências e a importância da qualificação dos materiais didáticos e das práticas pedagógicas para promover a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos de forma significativa pelos estudantes.