Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado voltada à Formação de Professores de Educação Infantil e à Modelagem Matemática na Educação Matemática. Para o desenvolvimento de suas práticas, é necessário que o professor organize um planejamento, prevendo as ações a serem propostas. Para este trabalho, será dado ênfase no desenvolvimento do planejamento realizado pelos participantes, com o objetivo de analisar de que modo os grupos organizaram seus planejamentos, em relação ao tema, para o desenvolvimento da Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram de um curso sobre Modelagem Matemática na Educação Infantil, durante a disciplina Prática de Formação, trinta (30) estudantes do Curso de Formação de Docentes, nível médio. Os dados foram coletados por meio de roteiros de observações e anotações no diário de campo, gravações em vídeos, questionários, entrevistas e atividades desenvolvidas durante o curso (reflexões escritas e planejamentos). A análise se deu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), na qual o corpus são as transcrições das gravações em vídeos dos encontros e os planejamentos realizados em grupos pelos estudantes. O resultado encontrado é a percepção de que todos os grupos partiram para o planejamento pela escolha do tema, alguns pensando em temas de interesse das crianças, outros em temas relacionados à Matemática. Ainda tiveram aqueles que se preocuparam em escolher temas que contemplassem os objetivos e direitos de aprendizagem conforme expostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).