A coordenação pedagógica existe dentro da maioria das escolas e sua atuação varia de acordo com as estruturas de cada município, administração e cultura instituída em cada contexto político e educacional da rede em que se insere. Este texto apresenta-se sob forma de um ensaio e versa sobre o profissional coordenador pedagógico atuante em escola de ensino fundamental (EMEF) na cidade de São Paulo. Ao propor explorar a entrevista como método e fonte de pesquisa, pretendo investigar as percepções de uma coordenadora pedagógica que atua em uma EMEF da rede paulistana, com quinze anos de experiência a fim de verificar quais as percepções que esta profissional tem a respeito deste campo de atuação. Procuramos contextualizar as respostas com as legislações vigentes que normatizam a função e ainda analisar sob a ótica da Cultura Escolar os sentidos construídos nas inter-relações que estabelecem no cotidiano da instituição escolar. O objetivo é pesquisar se os significados, percepções e compreensões sobre esse campo são pessoais ou se inscrevem em perspectivas coletivas. A entrevista será o meio pelo qual procuramos refletir sobre o tema, buscando informações para verificar as percepções relatadas. As conclusões apresentadas não encerram a discussão acerca da complexidade da atuação do coordenador pedagógico, mas pelo contrário, suscitam novas pesquisas exploratórias.