Este artigo retrata uma pesquisa desenvolvida durante a disciplina de Educação Ambiental e Sustentabilidade pertencente a grade curricular do curso de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. O trabalho objetivou analisar a contribuição da prática pedagógica de Paulo Freire para o ensino de matemática a partir da Educação Ambiental Crítica. Em uma primeira etapa, discutimos o embasamento teórico relacionando a Educação Ambiental Crítica e a Educação Matemática. Posteriormente, a orientação foi desenvolver a prática pedagógica relacionando questões socioambientais e educação Matemática no Ensino Fundamental na rede pública em Vitória, no Espírito Santo. Dessa forma, a partir da problematização libertadora, do processo de conscientização dos temas geradores na relação horizontal entre educando-educador, da ação-reflexão-ação e o desvelamento da realidade, abordamos o conceito de perímetro a partir da horta como artefato pedagógico. Após as análises, verificamos que a educação ambiental crítica pode auxiliar na compreensão, análise e estudo do conceito matemático, além de oportunizar a discussão sobre a necessidade de novas pesquisas no campo de atuação.