O presente trabalho apresenta resultados iniciais da pesquisa em andamento que tem por objetivo geral compreender fatores que tem influenciado o aumento da evasão escolar no público da EJA, em especial, após o retorno às atividades escolares pós pandemia da COVID-19, com vistas a propor estratégias pedagógicas que contribuam para a diminuição da evasão escolar no curso de EJA oferecido por uma IES, como um projeto extensionista, para a comunidade localizada no seu entorno. Especificamente, neste texto, são apresentados alguns resultados do levantamento bibliográfico de caráter exploratório, realizado com o objetivo de mapear os aspectos que têm sido articulados sobre o tema da evasão escolar na EJA, pela recente produção de pesquisas no Brasil. O texto é desenvolvido considerando a perspectiva de Bogdan e Biklen (1994) para a realização dos levantamentos exploratórios e se constitui em uma revisão integrativa a partir de Rodrigues, Sachinski e Martins (2022). O levantamento identificou no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, 26 dissertações defendidas, no período compreendido entre 2018 a 2023, que investigam aspectos relativos à evasão escolar na EJA. A análise da recente produção de pesquisas aponta que a maioria dos estudos estabelece associação entre o fenômeno da evasão escolar e fracasso escolar, em especial na EJA, associada à vivência da reprovação e repetência no ensino regular, caracterizando-se como um fenômeno multifacetado. Sendo entendido, portanto, como um grande problema para a concretização do direito à educação, assegurado pela legislação brasileira.