Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EJA: INVESTIGANDO A RECENTE PRODUÇÃO BRASILEIRA (2018-2023)

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116155
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 319
    "inscrito_id" => 1826
    "titulo" => "REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EJA: INVESTIGANDO A RECENTE PRODUÇÃO BRASILEIRA (2018-2023)"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados iniciais da pesquisa em andamento que tem por objetivo geral compreender fatores que tem influenciado o aumento da evasão escolar no público da EJA, em especial, após o retorno às atividades escolares pós pandemia da COVID-19, com vistas a propor estratégias pedagógicas que contribuam para a diminuição da evasão escolar no curso de EJA oferecido por uma IES, como um projeto extensionista, para a comunidade localizada no seu entorno. Especificamente, neste texto, são apresentados alguns resultados do levantamento bibliográfico de caráter exploratório, realizado com o objetivo de mapear os aspectos que têm sido articulados sobre o tema da evasão escolar na EJA, pela recente produção de pesquisas no Brasil. O texto é desenvolvido considerando a perspectiva de Bogdan e Biklen (1994) para a realização dos levantamentos exploratórios e se constitui em uma revisão integrativa a partir de Rodrigues, Sachinski e Martins (2022). O levantamento identificou no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, 26 dissertações defendidas, no período compreendido entre 2018 a 2023, que investigam aspectos relativos à evasão escolar na EJA. A análise da recente produção de pesquisas aponta que a maioria dos estudos estabelece associação entre o fenômeno da evasão escolar e fracasso escolar, em especial na EJA, associada à vivência da reprovação e repetência no ensino regular, caracterizando-se como um fenômeno multifacetado. Sendo entendido, portanto, como um grande problema para a concretização do direito à educação, assegurado pela legislação brasileira."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1826_TB319_26082024223216.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERONICA RODRIGUES DA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mvrf35@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SOUZA MARQUES (FFCLSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116155
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 319
    "inscrito_id" => 1826
    "titulo" => "REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EJA: INVESTIGANDO A RECENTE PRODUÇÃO BRASILEIRA (2018-2023)"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados iniciais da pesquisa em andamento que tem por objetivo geral compreender fatores que tem influenciado o aumento da evasão escolar no público da EJA, em especial, após o retorno às atividades escolares pós pandemia da COVID-19, com vistas a propor estratégias pedagógicas que contribuam para a diminuição da evasão escolar no curso de EJA oferecido por uma IES, como um projeto extensionista, para a comunidade localizada no seu entorno. Especificamente, neste texto, são apresentados alguns resultados do levantamento bibliográfico de caráter exploratório, realizado com o objetivo de mapear os aspectos que têm sido articulados sobre o tema da evasão escolar na EJA, pela recente produção de pesquisas no Brasil. O texto é desenvolvido considerando a perspectiva de Bogdan e Biklen (1994) para a realização dos levantamentos exploratórios e se constitui em uma revisão integrativa a partir de Rodrigues, Sachinski e Martins (2022). O levantamento identificou no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, 26 dissertações defendidas, no período compreendido entre 2018 a 2023, que investigam aspectos relativos à evasão escolar na EJA. A análise da recente produção de pesquisas aponta que a maioria dos estudos estabelece associação entre o fenômeno da evasão escolar e fracasso escolar, em especial na EJA, associada à vivência da reprovação e repetência no ensino regular, caracterizando-se como um fenômeno multifacetado. Sendo entendido, portanto, como um grande problema para a concretização do direito à educação, assegurado pela legislação brasileira."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1826_TB319_26082024223216.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERONICA RODRIGUES DA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mvrf35@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SOUZA MARQUES (FFCLSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados iniciais da pesquisa em andamento que tem por objetivo geral compreender fatores que tem influenciado o aumento da evasão escolar no público da EJA, em especial, após o retorno às atividades escolares pós pandemia da COVID-19, com vistas a propor estratégias pedagógicas que contribuam para a diminuição da evasão escolar no curso de EJA oferecido por uma IES, como um projeto extensionista, para a comunidade localizada no seu entorno. Especificamente, neste texto, são apresentados alguns resultados do levantamento bibliográfico de caráter exploratório, realizado com o objetivo de mapear os aspectos que têm sido articulados sobre o tema da evasão escolar na EJA, pela recente produção de pesquisas no Brasil. O texto é desenvolvido considerando a perspectiva de Bogdan e Biklen (1994) para a realização dos levantamentos exploratórios e se constitui em uma revisão integrativa a partir de Rodrigues, Sachinski e Martins (2022). O levantamento identificou no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, 26 dissertações defendidas, no período compreendido entre 2018 a 2023, que investigam aspectos relativos à evasão escolar na EJA. A análise da recente produção de pesquisas aponta que a maioria dos estudos estabelece associação entre o fenômeno da evasão escolar e fracasso escolar, em especial na EJA, associada à vivência da reprovação e repetência no ensino regular, caracterizando-se como um fenômeno multifacetado. Sendo entendido, portanto, como um grande problema para a concretização do direito à educação, assegurado pela legislação brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.