Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: DIÁLOGOS E PRÁTICAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116324
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 560
    "inscrito_id" => 2559
    "titulo" => "ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: DIÁLOGOS E PRÁTICAS"
    "resumo" => "O presente estudo se insere no projeto “Assessoramento Pedagógico Universitário: singularidades e sincronicidades num cenário internacional”, desenvolvido por universidades brasileiras, argentinas, uruguaias e portuguesas com o objetivo de sistematizar as concepções e as práticas de assessoramento pedagógico nas instituições de Educação Superior dos países envolvidos. Trata-se de uma pesquisa de casos múltiplos com procedimentos quantitativos e qualitativos. Organizou-se um desenho metodológico de coleta de dados que incluiu questionários aplicados às equipes de assessoramento de cada universidade envolvida e aos docentes que haviam participado de processos formativos promovidos pela IES. Os autores que sustentaram as análises e interpretação do estudo foram, principalmente, Cunha (2006, 2010, 2022), Hamermüller (2022), Sousa Santos (2000), Pimenta e Anastasiou (2002) e Nóvoa (1992). Nesse texto trazemos, como exemplo, os resultados parciais de dados coletados em uma IES brasileira, que integra o estudo. Percebeu-se, a partir do resgate histórico exposto no texto, que os movimentos gerados para o assessoramento pedagógico universitário nessa IES foram desenhados e redesenhados ao longo dos diferentes períodos políticos e modelos de gestão. Considerando-se, entretanto, os depoimentos dos interlocutores, fica evidente a importância do assessoramento pedagógico universitário, uma vez que os entrevistados trazem reflexões sobre a prática e as percepções acerca de conceitos e compreensões do trabalho docente. Estes dados servirão de base para a análise comparativa prevista pelo Projeto."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2559_TB560_22082024231725.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA CRISTINA NICHELLE LOPES"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "dcn_lopes@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116324
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 560
    "inscrito_id" => 2559
    "titulo" => "ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: DIÁLOGOS E PRÁTICAS"
    "resumo" => "O presente estudo se insere no projeto “Assessoramento Pedagógico Universitário: singularidades e sincronicidades num cenário internacional”, desenvolvido por universidades brasileiras, argentinas, uruguaias e portuguesas com o objetivo de sistematizar as concepções e as práticas de assessoramento pedagógico nas instituições de Educação Superior dos países envolvidos. Trata-se de uma pesquisa de casos múltiplos com procedimentos quantitativos e qualitativos. Organizou-se um desenho metodológico de coleta de dados que incluiu questionários aplicados às equipes de assessoramento de cada universidade envolvida e aos docentes que haviam participado de processos formativos promovidos pela IES. Os autores que sustentaram as análises e interpretação do estudo foram, principalmente, Cunha (2006, 2010, 2022), Hamermüller (2022), Sousa Santos (2000), Pimenta e Anastasiou (2002) e Nóvoa (1992). Nesse texto trazemos, como exemplo, os resultados parciais de dados coletados em uma IES brasileira, que integra o estudo. Percebeu-se, a partir do resgate histórico exposto no texto, que os movimentos gerados para o assessoramento pedagógico universitário nessa IES foram desenhados e redesenhados ao longo dos diferentes períodos políticos e modelos de gestão. Considerando-se, entretanto, os depoimentos dos interlocutores, fica evidente a importância do assessoramento pedagógico universitário, uma vez que os entrevistados trazem reflexões sobre a prática e as percepções acerca de conceitos e compreensões do trabalho docente. Estes dados servirão de base para a análise comparativa prevista pelo Projeto."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2559_TB560_22082024231725.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA CRISTINA NICHELLE LOPES"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "dcn_lopes@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo se insere no projeto “Assessoramento Pedagógico Universitário: singularidades e sincronicidades num cenário internacional”, desenvolvido por universidades brasileiras, argentinas, uruguaias e portuguesas com o objetivo de sistematizar as concepções e as práticas de assessoramento pedagógico nas instituições de Educação Superior dos países envolvidos. Trata-se de uma pesquisa de casos múltiplos com procedimentos quantitativos e qualitativos. Organizou-se um desenho metodológico de coleta de dados que incluiu questionários aplicados às equipes de assessoramento de cada universidade envolvida e aos docentes que haviam participado de processos formativos promovidos pela IES. Os autores que sustentaram as análises e interpretação do estudo foram, principalmente, Cunha (2006, 2010, 2022), Hamermüller (2022), Sousa Santos (2000), Pimenta e Anastasiou (2002) e Nóvoa (1992). Nesse texto trazemos, como exemplo, os resultados parciais de dados coletados em uma IES brasileira, que integra o estudo. Percebeu-se, a partir do resgate histórico exposto no texto, que os movimentos gerados para o assessoramento pedagógico universitário nessa IES foram desenhados e redesenhados ao longo dos diferentes períodos políticos e modelos de gestão. Considerando-se, entretanto, os depoimentos dos interlocutores, fica evidente a importância do assessoramento pedagógico universitário, uma vez que os entrevistados trazem reflexões sobre a prática e as percepções acerca de conceitos e compreensões do trabalho docente. Estes dados servirão de base para a análise comparativa prevista pelo Projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.