ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: DIÁLOGOS E PRÁTICAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116324 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 2559 "titulo" => "ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: DIÁLOGOS E PRÁTICAS" "resumo" => "O presente estudo se insere no projeto “Assessoramento Pedagógico Universitário: singularidades e sincronicidades num cenário internacional”, desenvolvido por universidades brasileiras, argentinas, uruguaias e portuguesas com o objetivo de sistematizar as concepções e as práticas de assessoramento pedagógico nas instituições de Educação Superior dos países envolvidos. Trata-se de uma pesquisa de casos múltiplos com procedimentos quantitativos e qualitativos. Organizou-se um desenho metodológico de coleta de dados que incluiu questionários aplicados às equipes de assessoramento de cada universidade envolvida e aos docentes que haviam participado de processos formativos promovidos pela IES. Os autores que sustentaram as análises e interpretação do estudo foram, principalmente, Cunha (2006, 2010, 2022), Hamermüller (2022), Sousa Santos (2000), Pimenta e Anastasiou (2002) e Nóvoa (1992). Nesse texto trazemos, como exemplo, os resultados parciais de dados coletados em uma IES brasileira, que integra o estudo. Percebeu-se, a partir do resgate histórico exposto no texto, que os movimentos gerados para o assessoramento pedagógico universitário nessa IES foram desenhados e redesenhados ao longo dos diferentes períodos políticos e modelos de gestão. Considerando-se, entretanto, os depoimentos dos interlocutores, fica evidente a importância do assessoramento pedagógico universitário, uma vez que os entrevistados trazem reflexões sobre a prática e as percepções acerca de conceitos e compreensões do trabalho docente. Estes dados servirão de base para a análise comparativa prevista pelo Projeto." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2559_TB560_22082024231725.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA CRISTINA NICHELLE LOPES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "dcn_lopes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116324 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 2559 "titulo" => "ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: DIÁLOGOS E PRÁTICAS" "resumo" => "O presente estudo se insere no projeto “Assessoramento Pedagógico Universitário: singularidades e sincronicidades num cenário internacional”, desenvolvido por universidades brasileiras, argentinas, uruguaias e portuguesas com o objetivo de sistematizar as concepções e as práticas de assessoramento pedagógico nas instituições de Educação Superior dos países envolvidos. Trata-se de uma pesquisa de casos múltiplos com procedimentos quantitativos e qualitativos. Organizou-se um desenho metodológico de coleta de dados que incluiu questionários aplicados às equipes de assessoramento de cada universidade envolvida e aos docentes que haviam participado de processos formativos promovidos pela IES. Os autores que sustentaram as análises e interpretação do estudo foram, principalmente, Cunha (2006, 2010, 2022), Hamermüller (2022), Sousa Santos (2000), Pimenta e Anastasiou (2002) e Nóvoa (1992). Nesse texto trazemos, como exemplo, os resultados parciais de dados coletados em uma IES brasileira, que integra o estudo. Percebeu-se, a partir do resgate histórico exposto no texto, que os movimentos gerados para o assessoramento pedagógico universitário nessa IES foram desenhados e redesenhados ao longo dos diferentes períodos políticos e modelos de gestão. Considerando-se, entretanto, os depoimentos dos interlocutores, fica evidente a importância do assessoramento pedagógico universitário, uma vez que os entrevistados trazem reflexões sobre a prática e as percepções acerca de conceitos e compreensões do trabalho docente. Estes dados servirão de base para a análise comparativa prevista pelo Projeto." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2559_TB560_22082024231725.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA CRISTINA NICHELLE LOPES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "dcn_lopes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }