O presente trabalho se refere à pesquisa realizada com uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental anos iniciais, em uma escola privada, localizada na Zona Oeste de São Paulo. A pesquisa foi realizada e documentada, no ano de 2022, pela professora alfabetizadora regente através das próprias vivências como docente, bem como as experiências promovidas pelo curso de pós-graduação “O Livro para Infância, processos contemporâneos de criação, circulação e mediação” n’A Casa Tombada e está disponível na biblioteca da mesma, nomeado “Mediações de leitura em sala de aula e o livro ilustrado como aliado: Relatos de experiências de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental”. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver situações didáticas que visassem despertar o interesse das crianças pela leitura e escrita, fazendo uso do livro literário. As estratégias didáticas empregadas para o trabalho foram permeadas pela construção de sentido e afeto do universo literário no cotidiano escolar. Com base nas informações coletadas foi possível observar o quanto a relação afetiva entre professor e aluno contribui significativamente na formação leitora das crianças e no desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores que se constituem pela interação com as histórias literárias apropriadas à cognição delas, como o livro ilustrado enquanto instrumento potente de desenvolvimento das habilidades e constituição do sujeito leitor. Para se apoiar metodologicamente este trabalho está ancorado pela perspectiva construtivista psicogenética e pelas pesquisas desenvolvidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, de modo que esta é uma pesquisa Qualitativa Descritiva.