Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

O LIVRO PARA INF NCIA COMO ALIADO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116387
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 649
    "inscrito_id" => 1837
    "titulo" => "O LIVRO PARA INF NCIA COMO ALIADO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "O presente trabalho se refere à pesquisa realizada com uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental anos iniciais, em uma escola privada, localizada na Zona Oeste de São Paulo. A pesquisa foi realizada e documentada, no ano de 2022, pela professora alfabetizadora regente através das próprias vivências como docente, bem como as experiências promovidas pelo curso de pós-graduação “O Livro para Infância, processos contemporâneos de criação, circulação e mediação” n’A Casa Tombada e está disponível na biblioteca da mesma, nomeado “Mediações de leitura em sala de aula e o livro ilustrado como aliado: Relatos de experiências de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental”. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver situações didáticas que visassem despertar o interesse das crianças pela leitura e escrita, fazendo uso do livro literário. As estratégias didáticas empregadas para o trabalho foram permeadas pela construção de sentido e afeto do universo literário no cotidiano escolar. Com base nas informações coletadas foi possível observar o quanto a relação afetiva entre professor e aluno contribui significativamente na formação leitora das crianças e no desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores que se constituem pela interação com as histórias literárias apropriadas à cognição delas, como o livro ilustrado enquanto instrumento potente de desenvolvimento das habilidades e constituição do sujeito leitor. Para se apoiar metodologicamente este trabalho está ancorado pela perspectiva construtivista psicogenética e pelas pesquisas desenvolvidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, de modo que esta é uma pesquisa Qualitativa Descritiva."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1837_TB649_26082024220140.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÁTHALY GUILHOTO SALAZAR"
    "autor_nome_curto" => "NÁTHALY"
    "autor_email" => "nathaly.guilhoto@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116387
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 649
    "inscrito_id" => 1837
    "titulo" => "O LIVRO PARA INF NCIA COMO ALIADO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "O presente trabalho se refere à pesquisa realizada com uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental anos iniciais, em uma escola privada, localizada na Zona Oeste de São Paulo. A pesquisa foi realizada e documentada, no ano de 2022, pela professora alfabetizadora regente através das próprias vivências como docente, bem como as experiências promovidas pelo curso de pós-graduação “O Livro para Infância, processos contemporâneos de criação, circulação e mediação” n’A Casa Tombada e está disponível na biblioteca da mesma, nomeado “Mediações de leitura em sala de aula e o livro ilustrado como aliado: Relatos de experiências de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental”. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver situações didáticas que visassem despertar o interesse das crianças pela leitura e escrita, fazendo uso do livro literário. As estratégias didáticas empregadas para o trabalho foram permeadas pela construção de sentido e afeto do universo literário no cotidiano escolar. Com base nas informações coletadas foi possível observar o quanto a relação afetiva entre professor e aluno contribui significativamente na formação leitora das crianças e no desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores que se constituem pela interação com as histórias literárias apropriadas à cognição delas, como o livro ilustrado enquanto instrumento potente de desenvolvimento das habilidades e constituição do sujeito leitor. Para se apoiar metodologicamente este trabalho está ancorado pela perspectiva construtivista psicogenética e pelas pesquisas desenvolvidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, de modo que esta é uma pesquisa Qualitativa Descritiva."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1837_TB649_26082024220140.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÁTHALY GUILHOTO SALAZAR"
    "autor_nome_curto" => "NÁTHALY"
    "autor_email" => "nathaly.guilhoto@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho se refere à pesquisa realizada com uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental anos iniciais, em uma escola privada, localizada na Zona Oeste de São Paulo. A pesquisa foi realizada e documentada, no ano de 2022, pela professora alfabetizadora regente através das próprias vivências como docente, bem como as experiências promovidas pelo curso de pós-graduação “O Livro para Infância, processos contemporâneos de criação, circulação e mediação” n’A Casa Tombada e está disponível na biblioteca da mesma, nomeado “Mediações de leitura em sala de aula e o livro ilustrado como aliado: Relatos de experiências de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental”. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver situações didáticas que visassem despertar o interesse das crianças pela leitura e escrita, fazendo uso do livro literário. As estratégias didáticas empregadas para o trabalho foram permeadas pela construção de sentido e afeto do universo literário no cotidiano escolar. Com base nas informações coletadas foi possível observar o quanto a relação afetiva entre professor e aluno contribui significativamente na formação leitora das crianças e no desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores que se constituem pela interação com as histórias literárias apropriadas à cognição delas, como o livro ilustrado enquanto instrumento potente de desenvolvimento das habilidades e constituição do sujeito leitor. Para se apoiar metodologicamente este trabalho está ancorado pela perspectiva construtivista psicogenética e pelas pesquisas desenvolvidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, de modo que esta é uma pesquisa Qualitativa Descritiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.