Este trabalho tem por objetivo analisar a estrutura curricular dos Cursos Técnicos Integrados em Desenvolvimentos de Sistemas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, verificando se possuem o núcleo politécnico, conforme previsto pela Resolução CNE/CEB nº 6/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Para tanto, utilizou-se metodologia de caráter qualitativo e procedimento metodológico documental. Foram utilizadas, para o levantamento de dados desse estudo, informações da plataforma Nilo Peçanha, dados 2022. A pesquisa está ancorada nas discussões sobre o Ensino Médio Integrado, pautada nos princípios da educação politécnica e embasada teoricamente em Marise Ramos (2017), Demerval Saviani (2003) e Karl Marx (1996). Foram analisados 21 Projetos Pedagógicos de Curso e as reflexões produzidas apontam um cenário que preocupa, tendo em vista a falta de atualização de projetos perante a legislação vigente, onde 10 apresentam versões com mais de cinco anos de sua publicação, necessitando de revisão. Percebeu-se que apenas 28% dos cursos pesquisados tem previsão do núcleo politécnico em sua estrutura curricular, quando deveria estar presente, de acordo com a legislação. Salientamos que, quanto à Educação Profissional e Tecnológica, este é um importante tema a ser explorado em trabalhos futuros, visto que este núcleo não se converte apenas em uma ou mais disciplinas específicas, como constante em alguns dos projetos aqui estudados, mas sim, em um elemento novo e agregador, que tende a contribuir com a construção de modelos pedagógicos integradores de conteúdos e facilitadores da aprendizagem na formação dos estudantes.