O conceito de metacognição ainda é pouco visto nas pesquisas em educação, principalmente no que refere a formação de professores, desenvolvido por John Flavell (1970), o termo ganhou destaque ao enfatizar a importância de conhecer o próprio conhecimento e autorregular esse processo para uma aprendizagem mais eficaz, no entanto, a ambiguidade no conceito foi distanciando as pesquisas da área educativa. Recentemente, pesquisadores voltaram a abordar essa temática em suas pesquisas com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem, pois o controle metacognitivo tem mostrado bons resultados nas pesquisas empíricas. Por meio de uma revisão sistemática de literatura (RSL) utilizando a ferramenta StArt, essa pesquisa pretende identificar como o conceito de metacognição vem sendo abordado nas pesquisas referente a formação de professores, além das contribuições, desafios, possibilidades e lacunas que os estudos têm apresentado. Os estudos analisados, apontam que a metacognição relacionada a formação de professores, permite que compreendam melhor os seus processos cognitivos e metacognitivos e de seus estudantes. Dessa forma, os professores podem criar estratégias de ensino mais eficazes e adaptáveis às necessidades dos estudantes, além de ajudá-los a desenvolver habilidades metacognitivas que podem ser aplicadas em outras áreas da vida.