No presente trabalho, a partir de discussões no âmbito das Metodologias Ativas, objetivamos compreender como a Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado da Paraíba aborda essa temática, se de forma explicita, trazendo menções diretas a esses processos, ou de forma indireta, como se apresenta na Base Nacional Comum Curricular. A investigação desenvolvida se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, podendo ser classificada como um estudo bibliográfico e descritivo. Para a realização da pesquisa, a partir do contato com a Proposta Curricular do Estado da Paraíba para o Ensino Médio, passamos a análise da proposta. A busca se deu por menções ao termo “metodologias ativas”, que na BNCC não apresenta nenhum resultado. As menções às metodologias ativas no documento refletem uma proposta curricular comprometida com a inovação pedagógica e a formação integral dos estudantes. Ademais, é destacada a importância de abordagens diversas e da flexibilidade metodológica, visando um ensino médio mais dinâmico, interativo e alinhado às necessidades contemporâneas da educação.