No ambiente escolar e acadêmico são essenciais e urgentes as abordagens sobre gênero e sexualidades com vistas à uma sociedade justa e igualitária. Acredita-se que tensionamentos ainda presentes no “chão da escola” e, não obstante, nas aulas de Educação Física (EF) escolar podem ser minimizados/superados, dentre outras possibilidades, mediante formação inicial e continuada de qualidade para professorxs. Neste texto, apresenta-se uma ação extensionista nesse sentido, oferecida pela UFRRJ no ano de 2021, intitulada “Gênero e Sexualidades na Educação Física Escolar”. Traçou-se como objetivo descrever os principais desafios e possibilidades pontuadas pelxs cursistas acerca do desenvolvimento da EF escolar, pensando na diversidade de gênero e sexualidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. Compuseram o corpo discente da referida ação 194 cursistas, divididxs em cinco turmas. As turmas participaram de cinco módulos e seus respectivos fóruns. Em sintonia com o objetivo, foram analisados os diálogos da Turma 3 no fórum do 1º módulo com a temática: “Gênero, Sexualidades e EF”. Os resultados indicaram a quebra de preconceitos/estereótipos, a diferenciação de habilidades/práticas por gênero e a formação profissional como principais desafios. Dentre as possibilidades predominou a organização de aulas mistas, com regras e experimentações envolvendo a participação de todxs e a necessidade de diálogo constante. Acredita-se que as aulas de EF escolar constitui rico contexto para reflexões e debates acerca das questões aqui apresentadas.