A função da escola pública no Brasil tornou-se obscura devido a influências ideológicas e econômicas, que desviam seu propósito principal de garantir conhecimentos científicos, formar cidadãos críticos e participativos na sociedade. O primeiro trabalho “Aspectos históricos e atuais sobre a finalidade da escola”, objetivou analisar a evolução do papel da escola ao longo da história, visando compreender sua função na atualidade. O segundo é sobre “Conexões entre memórias Coletivas x imperativos estruturais, na finalidade das escolas públicas”, o objetivo é comparar elementos estruturais entre escolas e fábricas, para refletir sobre a finalidade das escolas. O terceiro destaca: “A finalidade da escola frente ao trabalho docente” objetiva analisar o espaço institucional escolar e o processo de desintelectualização dos docentes. No plano metodológico, são pesquisas bibliográficas de abordagem qualitativa, os pressupostos teóricos são: CHARLOT (2005); FREITAS (2012); LIBÂNEO (2016; 2020); SAVIANI (2007); MAFFESOLI (2005); GENTILLI (2009); LÜCK (2008; 2009; 1017); POLLAK (1992); VYGOTSKY (1987); WALLON (2008). Principais resultados: a escola pública enfrenta desafios significativos devido a influências políticas e econômicas, que desviam seu propósito de formar cidadãos críticos e participativos; a arquitetura e mobila das escolas agem, como Imperativos Estruturais, na construção de memórias afetivas do sujeito-aluno, os quais vão encontrar em fábricas, por meio das memórias coletivas, elementos familiares aos da escola, como o sinal e a ordem de filas indianas. E por fim, os docentes estão imersos num cenário de precarização de condições e desvalorização do trabalho, assim como, o reflexo das políticas públicas no processo de desintelectualização do docente.