Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

ENTRE EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO: AS NARRATIVAS COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ABORDAGEM DIDÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 115959
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "ENTRE EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO: AS NARRATIVAS COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ABORDAGEM DIDÁTICA"
    "resumo" => "No momento atual e neste cenário de crise é mais do que necessário repensar as concepções e práticas de professores em formação e daqueles que já atuam junto à educação básica e/ou ao ensino superior. Nesta direção este painel, ao discutir pesquisas relacionadas ao doutorado e ao pós-doutorado relacionado ao PDPG/Capes, tem como objetivo central analisar novas formas de pensar a formação de professores por meio das narrativas como dispositivo de formação e abordagem didática, para compreender melhor as experiências, os saberes e as práticas de ensino vivenciadas. O primeiro texto, ao apresentar dados de pesquisa de doutorado e de pós-doutorado em andamento, objetiva discutir a abordagem didática das narrativas, buscando identificar os elementos representacionais das/os docentes sobre espaços formativos e práticas pedagógicas. O segundo, ao mostrar os resultados de duas teses, aborda narrativas em Rodas de Diálogo, em uma pesquisa-formação, no sentido de compreender as representações docentes sobre os conceitos freireanos e as experiências vivenciadas. O terceiro texto apresenta dados de uma pesquisa de pós-doutorado, em andamento, e tem como objetivo investigar processos (trans)formativos, currículos e cotidianos por meio de narrativas que se cruzam com/as experiências (trans)formativas. Os resultados, ainda que parciais, indicam que se deve apostar nas narrativas como dispositivo de formação e abordagem didática, pois elas são formas de representação e de ação que caracterizam as experiências vividas, desvelam os saberes da docência, as práticas de ensino e as estratégias didáticas de superação dos desafios a serem enfrentados no contexto de formação e/ou de atuação docente."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID839_TB29_27062024222003.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FATIMA BARBOSA ABDALLA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DE FÁTIMA"
    "autor_email" => "mfabdalla@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 115959
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "ENTRE EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO: AS NARRATIVAS COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ABORDAGEM DIDÁTICA"
    "resumo" => "No momento atual e neste cenário de crise é mais do que necessário repensar as concepções e práticas de professores em formação e daqueles que já atuam junto à educação básica e/ou ao ensino superior. Nesta direção este painel, ao discutir pesquisas relacionadas ao doutorado e ao pós-doutorado relacionado ao PDPG/Capes, tem como objetivo central analisar novas formas de pensar a formação de professores por meio das narrativas como dispositivo de formação e abordagem didática, para compreender melhor as experiências, os saberes e as práticas de ensino vivenciadas. O primeiro texto, ao apresentar dados de pesquisa de doutorado e de pós-doutorado em andamento, objetiva discutir a abordagem didática das narrativas, buscando identificar os elementos representacionais das/os docentes sobre espaços formativos e práticas pedagógicas. O segundo, ao mostrar os resultados de duas teses, aborda narrativas em Rodas de Diálogo, em uma pesquisa-formação, no sentido de compreender as representações docentes sobre os conceitos freireanos e as experiências vivenciadas. O terceiro texto apresenta dados de uma pesquisa de pós-doutorado, em andamento, e tem como objetivo investigar processos (trans)formativos, currículos e cotidianos por meio de narrativas que se cruzam com/as experiências (trans)formativas. Os resultados, ainda que parciais, indicam que se deve apostar nas narrativas como dispositivo de formação e abordagem didática, pois elas são formas de representação e de ação que caracterizam as experiências vividas, desvelam os saberes da docência, as práticas de ensino e as estratégias didáticas de superação dos desafios a serem enfrentados no contexto de formação e/ou de atuação docente."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID839_TB29_27062024222003.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FATIMA BARBOSA ABDALLA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DE FÁTIMA"
    "autor_email" => "mfabdalla@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

No momento atual e neste cenário de crise é mais do que necessário repensar as concepções e práticas de professores em formação e daqueles que já atuam junto à educação básica e/ou ao ensino superior. Nesta direção este painel, ao discutir pesquisas relacionadas ao doutorado e ao pós-doutorado relacionado ao PDPG/Capes, tem como objetivo central analisar novas formas de pensar a formação de professores por meio das narrativas como dispositivo de formação e abordagem didática, para compreender melhor as experiências, os saberes e as práticas de ensino vivenciadas. O primeiro texto, ao apresentar dados de pesquisa de doutorado e de pós-doutorado em andamento, objetiva discutir a abordagem didática das narrativas, buscando identificar os elementos representacionais das/os docentes sobre espaços formativos e práticas pedagógicas. O segundo, ao mostrar os resultados de duas teses, aborda narrativas em Rodas de Diálogo, em uma pesquisa-formação, no sentido de compreender as representações docentes sobre os conceitos freireanos e as experiências vivenciadas. O terceiro texto apresenta dados de uma pesquisa de pós-doutorado, em andamento, e tem como objetivo investigar processos (trans)formativos, currículos e cotidianos por meio de narrativas que se cruzam com/as experiências (trans)formativas. Os resultados, ainda que parciais, indicam que se deve apostar nas narrativas como dispositivo de formação e abordagem didática, pois elas são formas de representação e de ação que caracterizam as experiências vividas, desvelam os saberes da docência, as práticas de ensino e as estratégias didáticas de superação dos desafios a serem enfrentados no contexto de formação e/ou de atuação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.