No momento atual e neste cenário de crise é mais do que necessário repensar as concepções e práticas de professores em formação e daqueles que já atuam junto à educação básica e/ou ao ensino superior. Nesta direção este painel, ao discutir pesquisas relacionadas ao doutorado e ao pós-doutorado relacionado ao PDPG/Capes, tem como objetivo central analisar novas formas de pensar a formação de professores por meio das narrativas como dispositivo de formação e abordagem didática, para compreender melhor as experiências, os saberes e as práticas de ensino vivenciadas. O primeiro texto, ao apresentar dados de pesquisa de doutorado e de pós-doutorado em andamento, objetiva discutir a abordagem didática das narrativas, buscando identificar os elementos representacionais das/os docentes sobre espaços formativos e práticas pedagógicas. O segundo, ao mostrar os resultados de duas teses, aborda narrativas em Rodas de Diálogo, em uma pesquisa-formação, no sentido de compreender as representações docentes sobre os conceitos freireanos e as experiências vivenciadas. O terceiro texto apresenta dados de uma pesquisa de pós-doutorado, em andamento, e tem como objetivo investigar processos (trans)formativos, currículos e cotidianos por meio de narrativas que se cruzam com/as experiências (trans)formativas. Os resultados, ainda que parciais, indicam que se deve apostar nas narrativas como dispositivo de formação e abordagem didática, pois elas são formas de representação e de ação que caracterizam as experiências vividas, desvelam os saberes da docência, as práticas de ensino e as estratégias didáticas de superação dos desafios a serem enfrentados no contexto de formação e/ou de atuação docente.