O presente trabalho tem como objetivo apresentar um levantamento quantitativo de produções científicas que tomam manuais de Pedagogia e de Didática como objeto de estudo. Trata-se da etapa inicial de uma pesquisa mais ampla que tem como objeto de investigação a constituição histórica da identidade da Didática por meio da análise de livros destinados à formação de aspirantes ao magistério e professores em exercício, com foco em manuais de Didática produzidos no Brasil, em Portugal e na Espanha entre 1930 e 1970. Para esta etapa da pesquisa, utilizou-se a estratégia metodológica rapid review ou revisão rápida de literatura, considerando as seguintes bases de dados: SciELO, Catálogo de teses e dissertações da CAPES, Google Acadêmico e anais do Endipe. Como resultado, evidenciou-se a predominância de trabalhos que tomam os manuais de Pedagogia como objeto e fonte de estudos e a pouca ocorrência de trabalhos sobre manuais de Didática. O levantamento bibliográfico ainda sugere que os estudos vêm sendo produzidos e divulgados predominantemente pelo campo da História da Educação, estando pouco presentes em eventos do campo da Didática. Nesse sentido, defende-se o aprofundamento de pesquisas sobre a história e historiografia da Didática pelo próprio campo, bem como a divulgação dos resultados em eventos e periódicos da área.