O trabalho apresenta projetos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD/UFPR), cuja temática está inserida no campo das relações entre a Didática Geral e as Didáticas Específicas. Focaliza os manuais escolares destinados aos professores, em especial aqueles que ensinam a ensinar e que são aqui considerados como uma categoria específica dentro do conjunto de manuais pedagógicos (Silva, 2001, 2005). O NPPD acumulou acervo de obras e de estudos relacionados aos manuais de Didática Geral e de Didáticas Específicas; para articular os trabalhos realizados nesse tema e dar organicidade teórica a essa produção, o acervo físico inicial foi organizado, digitalizado em parte e se encontra em trabalho de catalogação das obras. A partir dos estudos realizados no grupo de pesquisa, estes manuais foram conceituados como manuais didáticos em sentido estrito, com a finalidade de distingui-los de outros que também são destinados à formação de professores. Neste texto são apresentados os métodos gerais para o desenvolvimento do trabalho de organização e catalogação do acervo, e são apresentados de forma sintética dois projetos específicos, um já finalizado e outro em andamento. O primeiro analisa manuais de Didática das Ciências Naturais, focalizando as orientações que são apresentadas aos professores para o ensino de conhecimentos físicos nos anos iniciais; o segundo projeto tem como objetivo analisar manuais de Didática que apresentam orientações para o Ensino de Música.