O artigo tem como tema a metacognição e a formação docente na modalidade a distância. Traz um recorte de uma pesquisa mais ampla, cujo objetivo era compreender o processo de aprendizagem dos/as acadêmicos/as de um curso de formação inicial docente na modalidade a distância, sob a perspectiva da metacognição. O referencial teórico se fundamenta nas perspectivas epistemológicas da teoria cognitivista de aprendizagem e nos estudos sobre a Metacognição. A pesquisa é de natureza qualitativa, com base na fenomenologia-hermenêutica. A investigação empírica foi realizada com egressas do curso de Pedagogia EaD, ofertado por uma Universidade do sul do país. A coleta de dados se deu por meio de questionários compostos por questões abertas e do tipo Likert. Para a análise e interpretação de dados foram utilizadas as fases do método fenomenológico-hermenêutico, ou seja, a análise temática e método de redução, reflexão e interpretação das experiências vividas pelas participantes. Os resultados da pesquisa permitem defender que a formação inicial de professores na modalidade a distância potencializa processos metacognitivos, à medida que os/as estudantes necessitam estabelecer modos diferentes de aprendizagem devido às especificidades da própria modalidade educativa: a organização do ambiente físico de aprendizagem à distância, o gerenciamento do tempo, a interação com o conteúdo de aprendizagem, a partir de recursos tecnológicos. A tomada de consciência sobre as qualidades pessoais se mostrou fundamental para que o/a estudante da modalidade EaD potencialize o aprender a aprender, ou seja, a metacognição.