A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ATUA NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 138 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 2118 "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ATUA NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM" "resumo" => "A prática pedagógica dos professores na contemporaneidade requer atitude de reflexão e constante avaliação do processo de ensino e de aprendizagem em permanente movimento dialético, relacionando os conhecimentos adquiridos na prática com as teorias que embasam estas práticas vivenciada na rotina escolar. Diante do exposto, este artigo constitui-se recorte de uma pesquisa em andamento, a nível de graduação, que está sendo desenvolvida na UESPI. O objetivo principal da pesquisa em foco é investigar a prática pedagógica de uma professora que atua no 2º ano do ensino fundamental em escola pública municipal de Teresina-PI, atentando à repercussão desta prática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos que frequentam a instituição lócus desta pesquisa. Visando atingir o objetivo proposto, recorreu-se à pesquisa qualitativa, por se tratar de uma modalidade de pesquisa que tem como fundamento a solução de problemas de maneira coletiva. Para a produção e análise dos dados foi utiliza-do como instrumentos na pesquisa o questionário de perguntas aberta e observação em sala de aula. A fundamentação teórica que embasa o estudo está ancorada nas ideias de Zabala (1998), Antunes (2001), Libâneo (1994), entre outros. A pesquisa revela que as dificuldades inerentes à complexidade da tarefa de ensinar constituem-se fator impactante no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Prática pedagógica, Ensino, Aprendizagem, Formação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "92bbd31f8e0e43a7da8a6295b251725f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANYELLE RAVENNA LOPES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DANYELLE RAVENNA" "autor_email" => "danyelle_ravenna@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 138 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 2118 "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ATUA NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM" "resumo" => "A prática pedagógica dos professores na contemporaneidade requer atitude de reflexão e constante avaliação do processo de ensino e de aprendizagem em permanente movimento dialético, relacionando os conhecimentos adquiridos na prática com as teorias que embasam estas práticas vivenciada na rotina escolar. Diante do exposto, este artigo constitui-se recorte de uma pesquisa em andamento, a nível de graduação, que está sendo desenvolvida na UESPI. O objetivo principal da pesquisa em foco é investigar a prática pedagógica de uma professora que atua no 2º ano do ensino fundamental em escola pública municipal de Teresina-PI, atentando à repercussão desta prática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos que frequentam a instituição lócus desta pesquisa. Visando atingir o objetivo proposto, recorreu-se à pesquisa qualitativa, por se tratar de uma modalidade de pesquisa que tem como fundamento a solução de problemas de maneira coletiva. Para a produção e análise dos dados foi utiliza-do como instrumentos na pesquisa o questionário de perguntas aberta e observação em sala de aula. A fundamentação teórica que embasa o estudo está ancorada nas ideias de Zabala (1998), Antunes (2001), Libâneo (1994), entre outros. A pesquisa revela que as dificuldades inerentes à complexidade da tarefa de ensinar constituem-se fator impactante no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Prática pedagógica, Ensino, Aprendizagem, Formação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "92bbd31f8e0e43a7da8a6295b251725f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANYELLE RAVENNA LOPES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DANYELLE RAVENNA" "autor_email" => "danyelle_ravenna@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }