PLANEJAMENTO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO CRÍTICA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DA DOCÊNCIA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM.
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17671 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 373 "titulo" => "PLANEJAMENTO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO CRÍTICA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DA DOCÊNCIA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM." "resumo" => "O presente trabalho com o título Planejamento Escolar: uma reflexão crítica a partir da concepção da docência e coordenação pedagógica de uma escola pública do município de Parintins/AM tem como objetivo conhecer o processo de desenvolvimento do planejamento no contexto escolar, dando ênfase aos discursos dos docentes e da coordenação pedagógica sujeitos desta pesquisa sobre a sua importância na execução das atividades educacionais em uma Escola Pública de âmbito Estadual de 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental no Município de Parintins. Buscando fazer uma analogia acerca da funcionalidade e fator primordial na organização didática, diante dos fatores existentes na realidade escolar, estando elaborado e aplicado pelo corpo docente da instituição de ensino, designando desta forma tarefas, com objetivos comuns comprometidos com a formação dos educandos. Desse modo encontra-se planejado coletivamente com o corpo docente (gestão, coordenação, professores, e alunos), o ato de planejar tem como papel principal para o contexto educacional, orientar o profissional a sincronizar meios para que sua prática docente ocorra de forma positiva e coerente em torno das linhas de pensamentos, organizando suas ações, com intuito de alcançar os objetivos almejados, atendendo as especificidades dos educandos e da comunidade escolar. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na sustentação teórica dos autores que discutem o termo planejamento na esfera educacional. Como natureza da pesquisa utilizou-se a qualitativa, pois, leva em consideração o estudo dos seres humanos sociais, no intuito de relatar como se encontra estruturado o planejamento no contexto escolar. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com os profissionais do ensino (coordenadora pedagógica e professores). Com a investigação pode-se observar as diversas experiências na prática docente, compreendendo a sua relevância para o processo de ensino aprendizagem. Podendo compreender com o estudo feito com os sujeitos investigados, que não priorizam somente a aplicação do planejamento, mas também seu processo de desenvolvimento para com que seu uso favoreça a prática docente nas diversas situações encontradas diante desta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Política, Planejamento e Gestão Educacional" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO ESCOLAR, DOCÊNCIA, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA6_ID373_10102015093556.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMULO IGOR DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ROMULO IGOR" "autor_email" => "romuloigor.parintins@outl" "autor_ies" => "CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17671 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 373 "titulo" => "PLANEJAMENTO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO CRÍTICA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DA DOCÊNCIA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM." "resumo" => "O presente trabalho com o título Planejamento Escolar: uma reflexão crítica a partir da concepção da docência e coordenação pedagógica de uma escola pública do município de Parintins/AM tem como objetivo conhecer o processo de desenvolvimento do planejamento no contexto escolar, dando ênfase aos discursos dos docentes e da coordenação pedagógica sujeitos desta pesquisa sobre a sua importância na execução das atividades educacionais em uma Escola Pública de âmbito Estadual de 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental no Município de Parintins. Buscando fazer uma analogia acerca da funcionalidade e fator primordial na organização didática, diante dos fatores existentes na realidade escolar, estando elaborado e aplicado pelo corpo docente da instituição de ensino, designando desta forma tarefas, com objetivos comuns comprometidos com a formação dos educandos. Desse modo encontra-se planejado coletivamente com o corpo docente (gestão, coordenação, professores, e alunos), o ato de planejar tem como papel principal para o contexto educacional, orientar o profissional a sincronizar meios para que sua prática docente ocorra de forma positiva e coerente em torno das linhas de pensamentos, organizando suas ações, com intuito de alcançar os objetivos almejados, atendendo as especificidades dos educandos e da comunidade escolar. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na sustentação teórica dos autores que discutem o termo planejamento na esfera educacional. Como natureza da pesquisa utilizou-se a qualitativa, pois, leva em consideração o estudo dos seres humanos sociais, no intuito de relatar como se encontra estruturado o planejamento no contexto escolar. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com os profissionais do ensino (coordenadora pedagógica e professores). Com a investigação pode-se observar as diversas experiências na prática docente, compreendendo a sua relevância para o processo de ensino aprendizagem. Podendo compreender com o estudo feito com os sujeitos investigados, que não priorizam somente a aplicação do planejamento, mas também seu processo de desenvolvimento para com que seu uso favoreça a prática docente nas diversas situações encontradas diante desta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Política, Planejamento e Gestão Educacional" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO ESCOLAR, DOCÊNCIA, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA6_ID373_10102015093556.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMULO IGOR DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ROMULO IGOR" "autor_email" => "romuloigor.parintins@outl" "autor_ies" => "CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }