AULA PRÁTICA SOBRE MORFOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL: UM INCENTIVO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17836 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 1182 "titulo" => "AULA PRÁTICA SOBRE MORFOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL: UM INCENTIVO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Ao longo dos anos, as discussões relacionadas com as práticas educativas têm aumentado consideravelmente, onde os pesquisadores da grande área da educação buscam incessantemente por melhorias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. É necessário que os professores utilizem técnicas relevantes para estimular os alunos a buscarem pelo conhecimento no âmbito escolar. Neste sentido, objetivou-se desenvolver uma aula prática de Morfologia e Histologia Vegetal para estudantes do ensino médio, tendo como principal intuito, promover uma contextualização entre o conteúdo teórico descrito no livro didático, e a parte prática com os diferentes órgãos das plantas. O presente trabalho foi realizado no laboratório de Ciências da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos (E.E.E.M.O.V.S.), localizada no município de Cuité, Paraíba. A aula prática foi ministrada aos alunos do ensino médio, mais especificamente do 1º ano “A”. Inicialmente, foi realizada uma abordagem teórica sobre o assunto proposto, e posteriormente, utilizou-se para o desenvolvimento da aula prática sobre Morfologia Vegetal, alguns órgãos de plantas, como o caule, raiz, folha, fruto, e flor. Em outro momento da aula prática, trabalhou-se o conteúdo de Histologia das plantas, onde se utilizou cortes histológicos dos mesmos órgãos observados pelos alunos anteriormente. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar no microscópio os tecidos vegetais, onde foi solicitado que eles desenhassem no caderno as estruturas e as células, e que em outro momento fizessem uma comparação com os esquemas e figuras presentes no livro didático. Sabendo-se da importância de complementar as aulas teóricas, com aulas práticas, para facilitar na aprendizagem significativa sobre todo o conhecimento repassado de forma expositiva, foi proposta uma observação de órgãos vegetais reais durante a aula no laboratório. Enquanto os alunos analisavam os órgãos vegetais, os ministrantes da aula fizeram indagações pertinentes sobre a função e aplicabilidade daquelas partes das plantas no cotidiano. Em outro momento, foram realizados cortes histológicos dos órgãos vegetais, e colocados em lâminas específicas para serem visualizados no microscópico. Os alunos ficaram muito empolgados com a proposta, e fizeram questionamentos em relação ao formato das células, e porque não se consegue enxerga-las a olho nu. Diante do exposto, conclui-se que é essencial o desenvolvimentos de atividades que estimulem a busca por conhecimentos dos alunos no âmbito escolar. A aula prática envolvendo os aspectos relacionados com a Botânica despertou nos alunos de 1º ano do ensino médio, um interesse considerável sobre o estudo das plantas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, BIOLOGIA, ENSINO DE BOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1182_17052016211122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUCAS ARAÚJO" "autor_email" => "joselucasaraujo.biologia@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17836 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 1182 "titulo" => "AULA PRÁTICA SOBRE MORFOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL: UM INCENTIVO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Ao longo dos anos, as discussões relacionadas com as práticas educativas têm aumentado consideravelmente, onde os pesquisadores da grande área da educação buscam incessantemente por melhorias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. É necessário que os professores utilizem técnicas relevantes para estimular os alunos a buscarem pelo conhecimento no âmbito escolar. Neste sentido, objetivou-se desenvolver uma aula prática de Morfologia e Histologia Vegetal para estudantes do ensino médio, tendo como principal intuito, promover uma contextualização entre o conteúdo teórico descrito no livro didático, e a parte prática com os diferentes órgãos das plantas. O presente trabalho foi realizado no laboratório de Ciências da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos (E.E.E.M.O.V.S.), localizada no município de Cuité, Paraíba. A aula prática foi ministrada aos alunos do ensino médio, mais especificamente do 1º ano “A”. Inicialmente, foi realizada uma abordagem teórica sobre o assunto proposto, e posteriormente, utilizou-se para o desenvolvimento da aula prática sobre Morfologia Vegetal, alguns órgãos de plantas, como o caule, raiz, folha, fruto, e flor. Em outro momento da aula prática, trabalhou-se o conteúdo de Histologia das plantas, onde se utilizou cortes histológicos dos mesmos órgãos observados pelos alunos anteriormente. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar no microscópio os tecidos vegetais, onde foi solicitado que eles desenhassem no caderno as estruturas e as células, e que em outro momento fizessem uma comparação com os esquemas e figuras presentes no livro didático. Sabendo-se da importância de complementar as aulas teóricas, com aulas práticas, para facilitar na aprendizagem significativa sobre todo o conhecimento repassado de forma expositiva, foi proposta uma observação de órgãos vegetais reais durante a aula no laboratório. Enquanto os alunos analisavam os órgãos vegetais, os ministrantes da aula fizeram indagações pertinentes sobre a função e aplicabilidade daquelas partes das plantas no cotidiano. Em outro momento, foram realizados cortes histológicos dos órgãos vegetais, e colocados em lâminas específicas para serem visualizados no microscópico. Os alunos ficaram muito empolgados com a proposta, e fizeram questionamentos em relação ao formato das células, e porque não se consegue enxerga-las a olho nu. Diante do exposto, conclui-se que é essencial o desenvolvimentos de atividades que estimulem a busca por conhecimentos dos alunos no âmbito escolar. A aula prática envolvendo os aspectos relacionados com a Botânica despertou nos alunos de 1º ano do ensino médio, um interesse considerável sobre o estudo das plantas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, BIOLOGIA, ENSINO DE BOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1182_17052016211122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUCAS ARAÚJO" "autor_email" => "joselucasaraujo.biologia@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }