Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

UM ENSAIO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NO CORPO DOCENTE DO CURSO DE FÍSICA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS/PB

Palavra-chaves: FÍSICA, PERCENTUAL, PROFESSORAS Pôster (PO) GT 13 - Identidade e gênero no semiárido
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24214
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 761
    "inscrito_id" => 1036
    "titulo" => "UM ENSAIO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NO CORPO DOCENTE DO CURSO DE FÍSICA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS/PB"
    "resumo" => "A representatividade feminina em alguns espaços de atuação social ainda é muito incipiente. Nesse ínterim, a Física se destaca por ser uma das áreas da Ciência cuja presença de mulheres é menos expressiva. Partindo dessa premissa, buscamos inicialmente investigar o percentual de professoras no Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras/PB, cidade localizada no Alto Sertão Paraibano e de grande influência regional. Tal investigação teve como objetivo analisar a representatividade feminina no referido curso em analogia com dados coletados relativos ao âmbito nacional e internacional. Para tanto, foram investigadas diversas fontes, tais como: livros, artigos, dissertações e sites de universidades. Obtivemos como resultado que, apesar de ainda não ser satisfatório, o percentual de professoras de Física no curso objeto desta pesquisa se mostrou superior a boa parte dos dados levantados. Inferimos que este percentual, cerca de 16,7%, pode trazer consequências positivas para o referido curso, a exemplo de desconstruir a concepção de que Física é curso de homem e até mesmo ampliar o interesse das discentes pela área. Observamos também que a representatividade feminina não necessariamente está relacionada ao desenvolvimento econômico local. Por fim, como perspectiva futura, sinalizamos a possibilidade de se investigar, de forma comparativa, o percentual de discentes do sexo feminino no curso em tela e analisar a possível relação com o percentual de professoras ora relatado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Identidade e gênero no semiárido"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, PERCENTUAL, PROFESSORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA13_ID1036_24102016012410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRLEIDE DANTAS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "MIRLEIDE"
    "autor_email" => "mirleide_dantas@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFCG - CAMPUS CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24214
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 761
    "inscrito_id" => 1036
    "titulo" => "UM ENSAIO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NO CORPO DOCENTE DO CURSO DE FÍSICA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS/PB"
    "resumo" => "A representatividade feminina em alguns espaços de atuação social ainda é muito incipiente. Nesse ínterim, a Física se destaca por ser uma das áreas da Ciência cuja presença de mulheres é menos expressiva. Partindo dessa premissa, buscamos inicialmente investigar o percentual de professoras no Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras/PB, cidade localizada no Alto Sertão Paraibano e de grande influência regional. Tal investigação teve como objetivo analisar a representatividade feminina no referido curso em analogia com dados coletados relativos ao âmbito nacional e internacional. Para tanto, foram investigadas diversas fontes, tais como: livros, artigos, dissertações e sites de universidades. Obtivemos como resultado que, apesar de ainda não ser satisfatório, o percentual de professoras de Física no curso objeto desta pesquisa se mostrou superior a boa parte dos dados levantados. Inferimos que este percentual, cerca de 16,7%, pode trazer consequências positivas para o referido curso, a exemplo de desconstruir a concepção de que Física é curso de homem e até mesmo ampliar o interesse das discentes pela área. Observamos também que a representatividade feminina não necessariamente está relacionada ao desenvolvimento econômico local. Por fim, como perspectiva futura, sinalizamos a possibilidade de se investigar, de forma comparativa, o percentual de discentes do sexo feminino no curso em tela e analisar a possível relação com o percentual de professoras ora relatado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Identidade e gênero no semiárido"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, PERCENTUAL, PROFESSORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA13_ID1036_24102016012410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRLEIDE DANTAS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "MIRLEIDE"
    "autor_email" => "mirleide_dantas@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFCG - CAMPUS CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

A representatividade feminina em alguns espaços de atuação social ainda é muito incipiente. Nesse ínterim, a Física se destaca por ser uma das áreas da Ciência cuja presença de mulheres é menos expressiva. Partindo dessa premissa, buscamos inicialmente investigar o percentual de professoras no Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras/PB, cidade localizada no Alto Sertão Paraibano e de grande influência regional. Tal investigação teve como objetivo analisar a representatividade feminina no referido curso em analogia com dados coletados relativos ao âmbito nacional e internacional. Para tanto, foram investigadas diversas fontes, tais como: livros, artigos, dissertações e sites de universidades. Obtivemos como resultado que, apesar de ainda não ser satisfatório, o percentual de professoras de Física no curso objeto desta pesquisa se mostrou superior a boa parte dos dados levantados. Inferimos que este percentual, cerca de 16,7%, pode trazer consequências positivas para o referido curso, a exemplo de desconstruir a concepção de que Física é curso de homem e até mesmo ampliar o interesse das discentes pela área. Observamos também que a representatividade feminina não necessariamente está relacionada ao desenvolvimento econômico local. Por fim, como perspectiva futura, sinalizamos a possibilidade de se investigar, de forma comparativa, o percentual de discentes do sexo feminino no curso em tela e analisar a possível relação com o percentual de professoras ora relatado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.